Estudos das Exposições: uma introdução a partir do Brasil das décadas de 1950 - 1970
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Adotando-as como estudo de caso a serem apresentados a cada aula, o programa enfatiza uma abordagem contextual da produção artística. Leva em consideração, portanto, não só obras, mas também instituições, curadoria, arquitetura e recepção crítica como fatores fundamentais de análise. No primeiro encontro, serão introduzidos alguns argumentos em busca de um método e um campo de estudos de exposições, ambos em construção e disputa.
(Crédito da foto: Ricardo Amado)
Palestrantes
Ana Maria Maia
Pesquisadora, professora e curadora de arte contemporânea. Doutoranda em Teoria e Crítica de Arte na ECA-USP.
Mirtes Marins de Oliveira
Curadora e crítica (doutora e mestre em Educação: História e Filosofia). Pesquisadora Colaboradora na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. É docente e pesquisadora na Pós-Graduação em Design da Universidade Anhembi Morumbi.
(Foto: Acervo Pessoal)
Bibliografia
ALAMBERT, Francisco; CANHÊTE, Polyana Lopes. As Bienais de São Paulo: da era do museu à era dos curadores, (1951 - 2001). São Paulo: Boitempo, 2004.
ALTSHULER, Bruce. Biennials and Beyond. Exhibitions That made Art History: 1962- 2002.Phaidon Press, 2013
AMARAL, Aracy A. Arte e meio artístico: entre a feijoada e o x-burguer. Artigos e ensaios (1961-1981). São Paulo: Editora 34, 2013 (2a edição).
ANELLI, Renato L. S. “Gosto Moderno: O Design da Exposição e a Exposição do Design”. In: ArqTexto, revista do Programa de Pesquisa e Pós-Graduação em Arquitetura da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, nº 14, 2009, pp. 92-109. Disponível em http://www.ufrgs.br/propar/publicacoes/ARQtextos/pdfs_revista_14/04_RA_gosto%2 0moderno_070210.pdf . Último acesso em 10.07.2015.
GREENBERG, Reesa; FERGUNSON Bruce N; NAIRNE Sandy (Ed.). Thinking about exhibitions. Nova York: Routledge, 1996.
HERBST, Helio. Pelos salões das Bienais, a arquitetura ausente dos manuais: Contribuições para a historiografia brasileira (1951-1959). São Paulo: Annablume; FAPESP, 2011.
O`DOHERTY, Brian. No interior do cubo branco: A ideologia do espaço da arte. São Paulo: Martins Fontes, 2002.
SALCEDO, Sônia. Cenário da Arquitetura da Arte. São Paulo: Martins, 2008.
STEEDS, Lucy. Making art global: Magiciens de la terre. Londres: Afterall. (Exhibition Histories)
Material
Aula 01: Bienal do Museu de Arte Moderna de São Paulo (1951). A elaboração de um circuito cultural moderno na cidade de São Paulo. Desdobramentos: a II Bienal.
Data
22/02/2016 a 16/03/2016
Dias e Horários
Segundas e Quartas, 19h às 21h30.