Atividades

As exposições de arte brasileiras

Estudos das Exposições: uma introdução a partir do Brasil das décadas de 1950 - 1970

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Programa

Adotando-as como estudo de caso a serem apresentados a cada aula, o programa enfatiza uma abordagem contextual da produção artística. Leva em consideração, portanto, não só obras, mas também instituições, curadoria, arquitetura e recepção crítica como fatores fundamentais de análise. No primeiro encontro, serão introduzidos alguns argumentos em busca de um método e um campo de estudos de exposições, ambos em construção e disputa.


(Crédito da foto: Ricardo Amado)


 

Palestrantes

Ana Maria Maia

Ana Maria Maia

Pesquisadora, professora e curadora de arte contemporânea. Doutoranda em Teoria e Crítica de Arte na ECA-USP. 

Mirtes Marins de Oliveira

Mirtes Marins de Oliveira

Curadora e crítica (doutora e mestre em Educação: História e Filosofia). Pesquisadora Colaboradora na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. É docente e pesquisadora na Pós-Graduação em Design da Universidade Anhembi Morumbi.
(Foto: Acervo Pessoal)

Bibliografia

ALAMBERT, Francisco; CANHÊTE, Polyana Lopes. As Bienais de São Paulo: da era do museu à era dos curadores, (1951 - 2001). São Paulo: Boitempo, 2004.


ALTSHULER, Bruce. Biennials and Beyond. Exhibitions That made Art History: 1962- 2002.Phaidon Press, 2013


AMARAL, Aracy A. Arte e meio artístico: entre a feijoada e o x-burguer. Artigos e ensaios (1961-1981). São Paulo: Editora 34, 2013 (2a edição).


ANELLI, Renato L. S. “Gosto Moderno: O Design da Exposição e a Exposição do Design”. In: ArqTexto, revista do Programa de Pesquisa e Pós-Graduação em Arquitetura da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, nº 14, 2009, pp. 92-109. Disponível em http://www.ufrgs.br/propar/publicacoes/ARQtextos/pdfs_revista_14/04_RA_gosto%2 0moderno_070210.pdf . Último acesso em 10.07.2015.


GREENBERG, Reesa; FERGUNSON Bruce N; NAIRNE Sandy (Ed.). Thinking about exhibitions. Nova York: Routledge, 1996.


HERBST, Helio. Pelos salões das Bienais, a arquitetura ausente dos manuais: Contribuições para a historiografia brasileira (1951-1959). São Paulo: Annablume; FAPESP, 2011.


O`DOHERTY, Brian. No interior do cubo branco: A ideologia do espaço da arte. São Paulo: Martins Fontes, 2002.


SALCEDO, Sônia. Cenário da Arquitetura da Arte. São Paulo: Martins, 2008.


STEEDS, Lucy. Making art global: Magiciens de la terre. Londres: Afterall. (Exhibition Histories)

Material

Plano de Aulas

Aula 01: Bienal do Museu de Arte Moderna de São Paulo (1951). A elaboração de um circuito cultural moderno na cidade de São Paulo. Desdobramentos: a II Bienal.

Aula 02: Questões modernas: a fundação do MASP – Museu de Arte de São Paulo. Modelos expositivos em confronto: origens e experimentações (cubo branco x modelo Italiano). O contexto da Guerra Fria.

Aula 03: Museus laboratórios. Domingos de criação (1971) e Jovem Arte Contemporânea (1972)

Aula 04: Experiências precursoras: Nova Objetividade Brasileira (1967) e Do Corpo à Terra (1970). A figura do curador independente.

Aula 05: Arte Correio e X-Galeria: o uso das ruas e das redes internacionais de artistas no processo de reabertura democrática.

Aula 06: O museu em debate: experiências de Lina Bo Bardi e o modernismo italiano.

Aula 07: Aracy Amaral e o debate sobre a Bienal Latino Americana de São Paulo.

Aula 08: Revisão comentada da bibliografia do curso: indicações para pesquisas.

 

Data

22/02/2016 a 16/03/2016

Dias e Horários

Segundas e Quartas, 19h às 21h30.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar
Bela Vista - São Paulo.

Valores

R$ 24,00 - credencial plena: trabalhador do comércio de bens, serviços e turismo matriculado no Sesc e dependentes
R$ 40,00 - pessoa com mais de 60 anos, pessoa com deficiência, estudante e professor da rede pública com comprovante
R$ 80,00 - inteira