Atividades

Música, cultura popular, educação infantil

Eu vi as três meninas...

Voltar para o início Eu vi as três meninas...

Programa

A palestra pretende trazer reflexões sobre a música e cultura tradicional da infância brasileira à luz da publicação Eu vi as três meninas, música tradicional da infância na Aldeia de Carapicuíba, uma documentação da Música  da Cultura Infantil de várias gerações e regiões do Brasil registrada por Lucilene Silva na comunidade da Aldeia de Carapicuíba(SP), através do Centro de Estudos e Irradiação da Cultura Infantil da OCA – Escola Cultural.


A  publicação “Eu vi as três meninas, música tradicional da infância na Aldeia de Carapicuíba” teve a pesquisa e direção de Lucilene Silva. É composta por livro, caderno de partituras, CD e DVD. O livro traz a descrição minuciosa das brincadeiras através de textos escritos  por Lucilene Silva , desenhos de Adelsin e fotografia de Rinaldo Martinucci; o caderno de partituras, contém a transcrição das cantigas e do rítmo  das brincadeiras com o objetivo de aprofundar a compreensão dessa música e fazer chegar esse repertório aos educadores musicais; o CD  contém a recriação do repertório através de arranjos de Zezinho Pitoco e Edmilson Capelupi, especialistas em música brasileira, e interpretado por importantes instrumentistas do cenário musical paulista, pelas crianças, pelos adolescentes, pelos jovens e pelo grupo de mães e avós da Oca Escola Cultural, cuja gravação reuniu as três gerações para cantar e brincar como acontece na comunidade; o DVD contou com a participação de Gianni Puzzo, Rinaldo Martinucci, Alexandre Basso, Lia Mattos e Maria Amélia Pereira(Peo), trazendo imagens da movimentação de cada brincadeira e do cotidiano das crianças na Oca e na Comunidade da Aldeia de Carapicuíba, onde brincar é a palavra de ordem. Além das ilustrações do Adelsin, a publicação traz a beleza dos desenhos das crianças que neste livro compartilharam suas infâncias.


 



Foto: Rinaldo Martinucci

As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do inicio da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.

Palestrantes

Lucilene Silva

Lucilene Silva

Mestra e doutoranda em Música na UNICAMP, pesquisadora do Instituto de Etnomusicologia da Universidade Nova de Lisboa, foi membro do Conselho diretivo do Grupo ICTM de Estudos de Música e Dança da América Latina e Caribe entre 2020 e 2022. Coordenadora geral da Oca Escola Cultural; representa em São Paulo a Casa das 5 Pedrinhas fundada pela pesquisadora  Lydia Hortélio; integra a equipe gestora da  Casa Redonda Centro de Estudos; educadora do Instituto Brincante. Autora do livro Eu vi as três meninas, música tradicional da infância na Aldeia de Carapicuíba. Integrou a Cia Cabelo de Maria com participação nos CDs Cantos de Trabalho volumes I e II, Baianás e São João do Carneirinho.
(Foto:
Julio Bond)

Data

31/10/2015 a 31/10/2015

Dias e Horários

Sábado, 10h às 13h.

Local

Valores

Grátis

Inscreva-se agora