Atividades

As Múltiplos Aspectos e Interpretações das Culturas Populares na Contemporaneidade.

Faces contemporâneas da cultura popular

Voltar para o início Faces contemporâneas da cultura popular

Programa

No livro que intitula esta palestra, são expostas e analisadas as facetas que hoje configuram as culturas populares no Brasil. Constitui o fio condutor da obra a premissa de sermos contemporâneos de uma época na qual os símbolos e sistema de práticas, classificadas de populares, ostentam aspectos sociohistóricos e simbólicos transcendentes ao perfil nacional-popular adquirido ao longo do século XX pelo campo das culturas populares, enquanto vertente da esfera cultural. Desenvolve o argumento de que a multiplicidade das faces dessas práticas, símbolos e manifestações populares atuais, corresponde à convergência entre o acirramento de mudanças socioculturais internas à sociedade brasileira e a interdependência de fatores, que definem a globalidade como um horizonte planetário comum à humanidade.

Entre os temas enfocados estão: entretenimento e cultura, o orgulho caipira em meio à questão da diversidade cultural, as relações entre economia da criatividade e cultura sertanejo-nordestina, as mediações culturais acionadas nas batalhas do moçambiqueiros do Vale do Paraíba paulista, o processo pelo qual se atribui à matriz étnica negra à origem da tradição do samba carioca, o tecido de uma economia lúdico que permeia os festejos do Círio de Nazaré em Belém, as políticas de reconhecimento na experiência do povo kalunga, as tramas de prestação de serviços aproximando e separando as diversas nações no candomblé soteropolitano e, por fim, os tantos matizes das festas juvenis de equipes de motocar no Distrito Federal.

Nesta palestra os organizadores do livro, compartilham estudos, resultado da parceria de uma década de trabalho, frente à coordenação de seminários temáticos e grupos de trabalho nos encontros da Associação Nacional de Pós-Graduação em Ciências Sociais, da Sociedade Brasileira de Sociologia e da Associação Brasileira de Antropologia, entre outros trabalhos de pesquisa.

As inscrições podem ser feitas a partir do dia 22 de dezembro, às 14h, pela Internet ou nas unidades do Sesc em São Paulo.

(Arte: Pedro Ernesto)

Palestrantes

Edson Farias

Edson Farias

Doutor em Ciências Sociais pela Unicamp. É professor adjunto do Departamento e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade de Brasília. (Foto: Divulgação)

Bibliografia

CANCLINI, Néstor Garcia. Cultura Transnacional y Culturas Populares. Bases Teórico-Metodológicas para la Investigación, in: GARCÍA CANCLINI, Nestor e RONCAGLIOLO, Rafael (org.) Cultura transnacional y culturas populares. Lima: IPAL, 1988.

MARTIN-BARBERO, Jesus. Pre texto – conversaciones sobre la Comunicación y sus contextos. Cali: Centro Editorial Universidad Del Valle, 1995.

CANDIDO, Antonio. “A Revolução de 1930 e a Cultura”. Revista Novos Estudos CEBRAP: v.2, n. 4: abril 1974: p.27-36.

ELIAS, Norbert. Sobre o Tempo. RJ: Jorge Zahar Editor, 1998.

FARIAS, Edson. Ócio e Negócio: festas populares e entretenimento-turismo no Brasil. Curitiba: Appris, 2011.

FREIRE-MEDEIROS, Bianca. “A miséria de uns é a aventura de outros´: pobreza turística e consumo de experiências” In: FARIAS, Edson (org.): Práticas Culturais nos Fluxos e Redes da Sociedade de Consumidores. Brasília (DF): Verbis, 2010.

HALL, Stuart. Da Diáspora: identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: UFMG; Brasília: UNESCO, 2003.

JANCSÓ, István. “A Construção dos Estados Nacionais na América Latina - Apontamentos para o Estudo do Império como Projeto” In: Tamás Szmrecsány & José Roberto do Amaral Lapa (orgs.): História Econômica da Independência e do Império. SP: Hucitec, 1996.

KUPPER, Adam. The Invention of Primitive of Society: transformations of on illusion. London and New York: Routledge, 1988.

MIRA, Maria Celeste. “Sociabilidade juvenil e práticas culturais na cidade de São Paulo”. Sociedade e Estado, vol.24 n.02, Brasília, 2009.

MORAES, Eduardo Jardim. “Modernismo Revisitado”. Revista de Estudos Históricos, RJ,Vol. 1, n.2,1998.

ORTIZ, Renato. Cultura brasileira e identidade nacional. São Paulo: Brasiliense: 5ª edição: 1984.

ORTIZ, Renato (s.d.). Românticos e Folcloristas. São Paulo: Olho D´água, 1992.

RICUPERO, Bernardo. O Romantismo e a Ideia de Nação no Brasil (1830-1870). São Paulo: Martins Fontes, 2004.

SANTIAGO, Silviano. Democratização no Brasil -- 1979-1981 (Cultura versus Arte) In: DANTELLO, Raul et al: Declínio da Arte: ascensão da Cultura. Florianópolis: ABRALIC/Letras Contemporâneas, 1998.

SEVCENKO, Nicolau. Pindorama Revisitada: cultura e sociedade em tempos de virada. São Paulo: Peirópolis, 2000.

SCHWARZ, Roberto. Que Horas São? São Paulo: Cia das Letras, 1987.

THRIFT, Nigel. “Capitalism’s cultural turn” In: RAY, Larry & SAYER, Andrew (edts.): Culture and Economy after the Cultural Turn. London, Thousand Oaks, New Delhi: Sage, 1999.

VENTURA, Roberto. Estilo Tropical: história cultural e polêmicas literárias no Brasil. São Paulo: Cia das Letras, 1991.

 

Data

27/01/2015 a 27/01/2015

Dias e Horários

Terça, 19h30 às 21h30.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 
4º andar do prédio da FecomércioSP 
Bela Vista - São Paulo/SP

Valores

Grátis.