Atividades

Um estudo psicossocial sobre famílias interraciais

Famílias inter-raciais: Tensões entre cor e amor

Voltar para o início Famílias inter-raciais: Tensões entre cor e amor

Programa

Condições especiais de atendimento, como tradução em libras, devem ser informadas por email ou telefone, com até 48 horas de antecedência do início da atividade. centrodepesquisaeformacao@sescsp.org.br / 11 3254-5600


A palestra consiste na apresentação dos resultados da pesquisa de pós-doutoramento intitulada Famílias inter-raciais: estudo psicossocial das hierarquias raciais em dinâmicas familiares realizada no Instituto de Psicologia -USP. Nesta pesquisa foi investigada e feita uma análise de como famílias inter-raciais vivenciam, negociam, legitimam, constroem e desconstroem os significados da raça e, particularmente, do racismo cotidiano vivenciado pelos membros destas famílias, compreendendo assim como os estereótipos e hierarquias de raça aparecem nas dinâmicas familiares, em suas estruturações e nas experiências emocionais que mobilizam e são mobilizadas nos intercâmbios familiares. Os resultados desta pesquisa mostram que existem diferentes formas individuais e coletivas de responder às hierarquias raciais que estruturam a sociedade brasileira. Nosso universo pesquisado de 5 famílias  possibilitou um olhar detalhado para essas diferentes formas de vivenciar o racismo. Essa diversidade no interior das famílias vislumbra ser ali um dos espaços privilegiados para o desenvolvimento de estratégias para o enfrentamento, acolhimento e elaboração da violência racista vivida na sociedade de forma mais ampla, mas também o locus de legitimação e vivência racistas. Ainda, e digno de menção é que a imersão nessas famílias inter-raciais corrobora relatos de pessoas na rua, em encontros, palestras e conversas informais, lugares onde posso garantir que há, no Brasil, uma necessidade real de se abordar o tema de forma mais aberta e sistemática. Esta constatação se deve ao fato de que todas as vezes em que anunciei o tema desta pesquisa em lugares públicos alguém vinha me relatar o racismo sofrido em família. Foram inúmeros relatos. Havia ali uma zona de silêncio interrompida e uma demanda por informações sobre como lidar com o racismo sofrido na família.


As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.

(foto : domínio público)

Palestrantes

Lia Vainer Schucman

Lia Vainer Schucman

Graduação e mestrado em Psicologia pela UFSC. Doutorado em Psicologia Social pela USP. Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Santa Catarina.
(Foto: Acervo pessoal)

Data

25/08/2017 a 25/08/2017

Dias e Horários

Sexta, das 15h às 18h.

As inscrições podem ser feitas a partir de 25 de julho às 14h, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação ou nas Unidades do Sesc em São Paulo.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar
Bela Vista - São Paulo.

Valores

Grátis