Atividades

Um pensamento contemporâneo em educação, a multiplicidades das identidades.

Filosofias da Diferença e Educação

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Programa

O pensamento ocidental está marcado pela representação e pela identidade. Na segunda metade do século XX, de modo especial na França, floresceu uma perspectiva que procurou focar o pensamento como diferença. Sob forte influência de Nietzsche, as “filosofias da diferença” procuraram e têm procurado exercitar o pensamento em outros trilhos. Filósofos como Gilles Deleuze e Jacques Derrida tematizaram a própria diferença; Michel Foucault criticou a universalidade do sujeito moderno, pensando os processos de subjetivação; Michel Serres tem produzido uma filosofia das misturas e da sensibilidade, na interface com a literatura; Jacques Rancière tem pensado a política como diferença. A educação também tem sido pensada e praticada entre nós no registro da identidade e da representação. Seria possível pensar a educação na perspectiva da diferença? Que deslocamentos no pensamento as filosofias da diferença podem provocar em nós, ensejando um pensar outro em educação? Este curso perseguirá estas perguntas, ao transitar por ideias e escritos destes filósofos, focando um pensamento contemporâneo em educação. Neste curso, tem-se a intenção de apresentar os principais aspectos dessas filosofias e suas correlações com a educação.

Plano de Aulas:



  • Aula 1: A gênese das filosofias da diferença no pensamento de Nietzsche; Os conceitos de diferença em Deleuze e em Derrida; Diferenças e Educação: problematização; Deleuze e as múltiplas dimensões do aprender.

  • Aula 2: Deleuze & Guattari: um pensar rizomático em educação; O rizoma como figura para repensar os currículos; Nomadismo no pensamento contra a instituição do mesmo; Entre a escola “aparelho de Estado” e a escola “máquina de guerra”; Uma educação menor.

  • Aula 3: Foucault e a crítica à instituição escolar: disciplina e biopolítica; Schérer: a escola e o dispositivo pedagógico; Resistência: em torno de heterotopias nas escolas; A educação e a construção de si mesmo 

  • Aula 4: Rancière e uma política da diferença; Diferenças e educação: os desafios da emancipação intelectual; Serres e uma filosofia das misturas; Educação como mestiçagem no encontro com outrem; Os desafios contemporâneos para a educação.



Atividade com tradução em LIBRAS.

As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do inicio da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.

(Imagem ilustrativa: 
Eigenes Werk CC BY 3.0)


 

Palestrantes

Sílvio Gallo

Sílvio Gallo

Professor titular do Depto de Filosofia e História da Educação/UNICAMP e pesquisador do CNPq.
(Foto: Carina Machado)

Bibliografia

DELEUZE, Gilles. Diferença e Repetição. 2ª ed. Rio de Janeiro: Graal, 2006.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mille Plateaux – capitalisme et schizophrenie. Paris: Minuit, 1980 (edição brasileira em cinco volumes pela Ed. 34).

DERRIDA, Jacques. Margens da Filosofia. Campinas: Papirus, 1991.

FOUCAULT, Michel. Microfísica do Poder.  6ª ed. Rio de Janeiro: Graal, 1984.

FOUCAULT, Michel. Vigiar e Punir: história da violência nas prisões.  8ª ed. Petrópolis: Vozes, 1991.

FOUCAULT, Michel. O corpo utópico, as heterotopias. São Paulo: Ed. n-1, 2013.

GALLO, Silvio. Deleuze & a Educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.

GUATTARI, Félix. Lignes de fuite -  pour une autre monde de possibles. Paris: Les Éditions de l’Aube, 2011.

RANCIÈRE, Jacques. O Mestre Ignorante - cinco lições sobre a emancipação intelectual. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.

RANCIÈRE, Jacques. O desentendimento – política e filosofia. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1996.

RANCIÈRE, Jacques. A partilha do sensível – estética e política. São Paulo: Ed. 34, 2005.

RANCIÈRE, Jacques. Aux bords du politique. Paris: Gallimard/Folio, 2007.

SCHÉRER, René. Émile Perverti. 2ª ed. Paris: Désordres, 2006.

SCHÉRER, René. Infantis. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.

SERRES, Michel. Filosofia Mestiça. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1993.

SERRES, Michel. Polegarzinha. RJ: Bertrand Brasil, 2013.

VEIGA-NETO, Alfredo. Foucault & a Educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2003. 

Data

06/08/2015 a 03/09/2015

Dias e Horários

Quintas, das 14h às 19h.*
*não haverá aula dia 27/08.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar 
Bela Vista - São Paulo/SP

Valores

R$ 24,00 - credencial plena: trabalhador do comércio de bens, serviços e turismo matriculado no Sesc e dependentes
R$ 40,00 - pessoa com mais de 60 anos, pessoa com deficiência, estudante e professor da rede pública com comprovante
R$ 80,00 - inteira