Atividades

As possibilidades de formação para vivenciar e aprender arte

Formação e ensino de artes visuais no Brasil, como estamos?

Voltar para o início Formação e ensino de artes visuais no Brasil, como estamos?

Programa

Tradução em Libras disponível. Faça sua solicitação no ato da inscrição, com no mínimo dois dias de antecedência da atividade.

Atualmente a programação de cursos livres em artes visuais cresce expressivamente no Brasil, com muitas instituições oferecendo uma gama variada de formação prática e teórica na área, contexto este, que se apresenta como uma possibilidade significativa para aprender e vivenciar arte.

Por outro lado, para grande parte das pessoas, será na escola que as experiências individuais ou coletivas e reflexões experimentadas com artes visuais acontecem, e onde muitos irão despertar o interesse pelos assuntos artísticos.

Neste tocante, o Brasil passa por um momento importante, com a proposição da Medida Provisória (MP) 746/2016 para reestruturação do Ensino Médio, tornando o ensino de artes facultativo para esse nível.

Neste encontro pretende-se discutir o quadro contemporâneo da formação e do ensino de artes no país, destacando suas especificidades na educação formal e não formal, bem como, refletindo sobre sua dialogicidade.

As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.

(Foto: Medialab Prado CC BY SA 2.0)

Palestrantes

Sumaya Mattar

Sumaya Mattar

Mestre e doutora pela Faculdade de Educacão da Universidade de São Paulo. Professora da Escola de Comunicações e Artes da mesma Universidade. 

(Foto: Acervo pessoal)

Stela Barbieri

Stela Barbieri

Artista, autora, educadora e contadora de histórias. Dirige o binåh espaço de arte. Foi diretora da ação educativa do Instituto Tomie Ohtake; curadora educacional da Fundação Bienal de São Paulo e assessora na área de arte e educação para várias escolas e museus em diferentes estados do país. Publicou materiais educativos para instituições culturais, livros para professores e 30 livros para o público infanto-juvenil.
(Foto: Divulgação)

Kelly Teixeira

Kelly Teixeira

Artista e educadora, graduada em Artes Plásticas pelo Centro Universitário Belas Artes de SP, pós-graduada em "Fundamentos da Cultura e das Artes" pela UNESP. Coordena a área de Ação Educativa, pela Gerência de Artes Visuais e Tecnologia do Sesc SP.
(Foto: Acervo Sesc)

Data

11/03/2017 a 11/03/2017

Dias e Horários

Sábado, 15h às 18h

Inscrições a partir do dia 06/03, às 14h.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar
Bela Vista - São Paulo.

Valores

Grátis