Fotografia e cinema na América Latina: discursos e narrativas
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Tradução em Libras disponível. Faça sua solicitação no ato da inscrição, com no mínimo dois dias de antecedência da atividade.
O ciclo busca pensar as relações entre cultura visual e cultura política na América Latina, em especial no que se refere aos discursos e visualidades específicas da fotografia e do cinema na segunda metade do século XX, entre os anos 1960 e 1980. Nesse período, tanto no campo do documentário cinematográfico quanto no da fotografia documental, ocorreram debates sobre o que seriam as especificidades que permitiriam falar de uma "identidade latino-americana".
Essa noção de unidade subcontinental surge, sobretudo, a partir dos intercâmbios de obras e de encontros entre sujeitos a nível internacional. A estruturação de uma incipiente rede latino-americana teve como um dos seus objetivos principais posicionar internacionalmente a produção artística e intelectual da América Latina, alcançando uma maior visibilidade.
Essa rede permitiu transferências culturais entre os latino-americanos e outros agentes, principalmente europeus. O ciclo se dividirá em 3 módulos, e, ao longo das aulas, serão analisadas as teorias e as obras produzidas, bem como as tensões que resultam dessa relação entre a obra e seu contexto.
I - Há um cinema ou uma fotografia latino-americanos?
17/01 - Os festivais de cinema e o Novo Cinema Latino-americano.
Festivais de Viña del Mar (1967, 1969) e Festival de Pesaro (1968): lugares de circulação de mediadores e obras entre América Latina e Europa; análise de alguns documentários exibidos.
Com Carolina Amaral de Aguiar, doutora em História Social e pós-doutoranda em Cinema pela USP.
24/01- Colóquios e congressos latino-americanos de fotografia. Primeiro e Segundo Colóquios Latinoamericanos de Fotografia no México: intelectuais, fotógrafos e seus principais participantes; os temas fundamentais; e seus desdobramentos internacionais.
Com Erika Zerwes, doutora em História pela Unicamp e pós-doutoranda no MAC-USP.
Com Eduardo Costa, doutor em História e pós-doutorando pelo IFCH-UNICAMP
II - Processos de institucionalização: o nacional e o latino-americano
31/01- Livros e exposições sobre fotografia na América Latina.
A fotografia latino-americana entre um humanismo e as ditaduras: Duas leituras apresentadas em exposições na Europa, Fotografia Latino-americana de 1860 até hoje (1981), e América Latina, 1960-2013 (2013).
Com Erika Zerwes, doutora em História pela Unicamp e pós-doutoranda no MAC-USP.
Com Eduardo Costa, doutor em História e pós-doutorando pelo IFCH-UNICAMP
07/02 - Instituições cinematográficas na América Latina.
A Escuela de Santa Fe, o Instituto Cubano de Arte e Industria Cinematográficos (ICAIC), a Chile Films e a Fundación del Nuevo Cine Latinoamericano.
Análises das circulações entre as instituições e de alguns documentários.
Com Ignacio Del Valle Dávila, doutor em Cinema pela Université de Toulouse, com pós-doutorado em História na USP.
III - Mediadores e circulações
14/02 - Fotógrafos e realizadores estrangeiros e latino-americanos em contato.
Nesta aula serão tratados em conjunto alguns estudos de caso paradigmáticos no cinema e na fotografia que permitem analisar a dinâmica envolvida nas circulações destas produções visuais e discursos. Realizadores europeus na América Latina (Joris Ivens e Chris Marker).
Com Carolina Amaral de Aguiar, doutora em História Social e pós-doutoranda em Cinema pela USP.
Com Erika Zerwes, doutora em História pela Unicamp e pós-doutoranda no MAC-USP.
Com Eduardo Costa, doutor em História e pós-doutorando pelo IFCH-UNICAMP
As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.
(Foto: Daddy Cell)
O ciclo busca pensar as relações entre cultura visual e cultura política na América Latina, em especial no que se refere aos discursos e visualidades específicas da fotografia e do cinema na segunda metade do século XX, entre os anos 1960 e 1980. Nesse período, tanto no campo do documentário cinematográfico quanto no da fotografia documental, ocorreram debates sobre o que seriam as especificidades que permitiriam falar de uma "identidade latino-americana".
Essa noção de unidade subcontinental surge, sobretudo, a partir dos intercâmbios de obras e de encontros entre sujeitos a nível internacional. A estruturação de uma incipiente rede latino-americana teve como um dos seus objetivos principais posicionar internacionalmente a produção artística e intelectual da América Latina, alcançando uma maior visibilidade.
Essa rede permitiu transferências culturais entre os latino-americanos e outros agentes, principalmente europeus. O ciclo se dividirá em 3 módulos, e, ao longo das aulas, serão analisadas as teorias e as obras produzidas, bem como as tensões que resultam dessa relação entre a obra e seu contexto.
I - Há um cinema ou uma fotografia latino-americanos?
17/01 - Os festivais de cinema e o Novo Cinema Latino-americano.
Festivais de Viña del Mar (1967, 1969) e Festival de Pesaro (1968): lugares de circulação de mediadores e obras entre América Latina e Europa; análise de alguns documentários exibidos.
Com Carolina Amaral de Aguiar, doutora em História Social e pós-doutoranda em Cinema pela USP.
24/01- Colóquios e congressos latino-americanos de fotografia. Primeiro e Segundo Colóquios Latinoamericanos de Fotografia no México: intelectuais, fotógrafos e seus principais participantes; os temas fundamentais; e seus desdobramentos internacionais.
Com Erika Zerwes, doutora em História pela Unicamp e pós-doutoranda no MAC-USP.
Com Eduardo Costa, doutor em História e pós-doutorando pelo IFCH-UNICAMP
II - Processos de institucionalização: o nacional e o latino-americano
31/01- Livros e exposições sobre fotografia na América Latina.
A fotografia latino-americana entre um humanismo e as ditaduras: Duas leituras apresentadas em exposições na Europa, Fotografia Latino-americana de 1860 até hoje (1981), e América Latina, 1960-2013 (2013).
Com Erika Zerwes, doutora em História pela Unicamp e pós-doutoranda no MAC-USP.
Com Eduardo Costa, doutor em História e pós-doutorando pelo IFCH-UNICAMP
07/02 - Instituições cinematográficas na América Latina.
A Escuela de Santa Fe, o Instituto Cubano de Arte e Industria Cinematográficos (ICAIC), a Chile Films e a Fundación del Nuevo Cine Latinoamericano.
Análises das circulações entre as instituições e de alguns documentários.
Com Ignacio Del Valle Dávila, doutor em Cinema pela Université de Toulouse, com pós-doutorado em História na USP.
III - Mediadores e circulações
14/02 - Fotógrafos e realizadores estrangeiros e latino-americanos em contato.
Nesta aula serão tratados em conjunto alguns estudos de caso paradigmáticos no cinema e na fotografia que permitem analisar a dinâmica envolvida nas circulações destas produções visuais e discursos. Realizadores europeus na América Latina (Joris Ivens e Chris Marker).
Com Carolina Amaral de Aguiar, doutora em História Social e pós-doutoranda em Cinema pela USP.
Com Erika Zerwes, doutora em História pela Unicamp e pós-doutoranda no MAC-USP.
Com Eduardo Costa, doutor em História e pós-doutorando pelo IFCH-UNICAMP
As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.
(Foto: Daddy Cell)
Palestrantes
Erika Zerwes
Doutora em História pela UNICAMP, com estágio-sanduíche na École des Hautes Études en Sciences Sociales, EHESS de Paris. Realizou Pós-Doutorado no MAC-USP, pesquisando a fotografia humanista em seus diversos aspectos e dimensões políticas.
(Foto: Acervo Pessoal)
Data
17/01/2017 a 14/02/2017
Dias e Horários
Terças, 19h às 21h30.
As inscrições podem ser feitas a partir de 21 de dezembro às 14h, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação ou nas Unidades do Sesc em São Paulo.
Local
Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar
Bela Vista - São Paulo.
Valores
R$ 18,00 - credencial plena: trabalhador do comércio de bens, serviços e turismo matriculado no Sesc e dependentes
R$ 30,00 - pessoa com mais de 60 anos, pessoa com deficiência, estudante e professor da rede pública com comprovante
R$ 60,00 - inteira