Fundamentos da montagem audiovisual
Voltar para o inícioPrograma
O curso investiga os elementos fundamentais da montagem: o tempo, o espaço, as ferramentas de trabalho, as relações ubíquas entre a montagem, tecnologia e algoritmo, a aplicação na produção industrial e as possíveis afinidades da montagem audiovisual com a elaboração de mapas. O curso será ministrado em quatro aulas de 2 horas.
Aula 1 - Tempo e Espaço: o registro do movimento; frame rate e a seta do tempo; timeline e timecode; o tempo como efeito; tempo na produção e pós-produção; origens do espaço cinematográfico; métodos de construção do espaço cinematográfico.
Aula 2 - Montagem: cinema e montagem; a linha de montagem industrial; a operações e manuais de montagem.
Aula 3 - As ferramentas de trabalho da montagem: o negativo e a montagem digital; telas e exibição audiovisual; mídias e preservação de arquivos.
Aula 4 - Media pipelines e mapas: montagem, tecnologia e algoritmo; o mapa como modelo.
As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.
Condições especiais de atendimento, como tradução em libras, devem ser informadas por email ou telefone, com até 48 horas de antecedência do início da atividade.
centrodepesquisaeformacao@sescsp.org.br / 11 3254-5600
(Foto: Donaldo Tong CC0 License)
Palestrantes
Silvia Hayashi
Doutora em meios e processos audiovisuais. Foi bolsista da CAPES e pesquisadora visitante na York University (Toronto, Canadá). Trabalha como editora e realizadora de projetos audiovisuais. É professora conferencista da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo.
Bibliografia
AITKEN, Doug Broken Screen - Expanding the Image, Breaking the Narrative - 26 Conversations with Doug Aitken. Nova Iorque, D.A.P. /Distributed Art Publishers Inc., 2006.
BAZIN, André O Cinema: Ensaios. São Paulo, Brasiliense, 1991.
CUBBIT, Sean The Cinema Effect. Cambridge, MIT Press, 2004.
DMYTRYCK, Edward On Film Editing: An Introduction to the Art of Film Construction. Boston, Focal Press, 1984.
DOANE, Mary Ann The emergence of cinematic time: modernity, contingency and the archive. 2003.
EISENSTEIN, Sergei M. A foma do filme. Rio de Janeiro, Jorge Zahar Editor, 1990.
EISENSTEIN, Sergei M. O sentido do filme. Rio de Janeiro, Jorge Zahar Editor, 1990.
LEMOS, Ronaldo, SOUZA, Carlos Afonso Pereira de, MACIEL, Marília. Três Dimensões do Cinema - Economia, Direitos Autorais e Tecnologia. Rio de Janeiro, FGV Editora Direito Rio, 2010.
LESSIG, Lawrence. Remix: Making Art and Commerce Thrive in the Hybrid Economy
MANOVICH, Lev The Language of New Media. Cambridge, MIT Press, 2001.
MANOVICH, Lev Software Takes Command. London, Bloomsbury, 2013.
MCLUHAN, Marshall A galáxia de Gutenberg. São Paulo. Companhia Editora Nacional. 1977.
MULVEY, Laura Death 24x a Second: Stillness and the Moving Image. London, Reaktion Books, 2006.
REISZ, Karel and MILLAR, Gavin. The technique of film editing. Oxford. Focal Press, 1999.
ROSEMBLUM, Ralph and ROBERT, Karen. When the shooting stops... The cutting
begins: a film editor's story. New York. Da Capo Press. 1979.
SCHIVELBUSCH, Wolfgang The Railway Journey: The Industrialization of Time and Space in the 19th Century. Berkley, Univiversity of California Press, 1986.
XAVIER, Ismail (org). A Experiência do Cinema. São Paulo, Graal, 1991.
YOUNGBLOOD, Gene. Expanded Cinema. Nova Iorque, E. P. Dutton & Co, 1970.
Data
16/11/2017 a 07/12/2017
Dias e Horários
Quintas, 19h30 às 21h30
As inscrições podem ser feitas a partir de 26 de outubro às 14h, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação ou nas Unidades do Sesc em São Paulo.