Atividades

Encontros abordam a série homônima exibida pelo Sesc e Tv traz diversos pontos de vista sobre temas brasileiros contemporâneos

Galáxias Olhares sobre o Brasil

Voltar para o início Galáxias Olhares sobre o Brasil

Programa

Serão exibidos os episódios da séria homônima do Sesc-TV com mediação feita por professores do IEB/USP. Galáxias é uma série documentários sobre o Brasil contemporâneo e suas perspectivas futuras. A cada encontro, um tema é abordado de forma interdisciplinar e intercultural contando com pontos de vista de pensadores, artistas e ativistas brasileiros.


Galáxias Olhares sobre o Brasil: A concepção da série Galáxias


Com  Isa Grinspum Ferraz, formada em Ciências Sociais na USP, realizou a série “O Povo Brasileiro”, baseada na obra de Darcy Ribeiro, e as séries “Intérpretes do Brasil” e “O valor do amanhã” e também o documental “Marighella”. Coordenou a criação de conteúdos do Museu da Língua Portuguesa.


04 /11. Quarta, 19h30 às 21h30.


Galáxias Olhares sobre o Brasil: Meio Ambiente


Com Jaime Tadeu Oliva, doutor em Geografia pela USP. Atualmente é professor e pesquisador do Instituto de Estudos Brasileiros.


 07/11. Sábado, 10h30 às 12h30.


Galáxias Olhares sobre o Brasil: Brasil no Mundo


Com Alexandre de Freitas Barbosa, doutor em Economia Aplicada pela Unicamp. Desenvolveu pesquisa de pós-doutorado no CEBRAP. É Professor de História Econômica e Economia do IEB da USP.


 11/11. Quarta, 19h30 às 21h30.


Galáxias Olhares sobre o Brasil: Educação


Com Fernando Paixão doutor em Comunicação e Semiótica na PUC-SP. No âmbito acadêmico, suas áreas de interesse principal são: modernismo literário em Brasil e Portugal; literatura brasileira, com ênfase no século XX.


14/11. Sábado, 10h30 às 12h30.


Galáxias Olhares sobre o Brasil: Economia


Com Alexandre de Freitas Barbosa, doutor em Economia Aplicada pela Unicamp Desenvolveu pesquisa de pós-doutorado no CEBRAP. É Professor de História Econômica e Economia do IEB da USP.


18/11 - Quarta, 19h30 às 21h30


Galáxias Olhares sobre o Brasil: Identidade Nacional


Com Paulo Teixeira Iumatti, doutor em História Social pela USP e pós-doutorado pelo Instituto de Estudos Brasileiros da USP. Professor livre-docente da área de História do IEB-USP.


28/11 - Sábado, das 10h30 às 12h30.


Galáxias Olhares sobre o Brasil: Produção estética


Com Ana Paula Cavalcanti Simioni, doutora  em Sociologia pela USP. Realizou doutorado-sandwich na École des Hautes Études en Sciences Sociales- Paris (2002) e pós-doutorado pela Université de Genève (2006). Docente do Instituto de Estudos Brasileiros (USP) desde 2009.



As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do inicio da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.



Nosso canal no YouTube oferece mais de nossa programação. Inscreva-se e fique por dentro

Palestrantes

 Isa Grinspum Ferraz

Isa Grinspum Ferraz

Bacharel em Ciências Sociais pela USP e doutoranda na FAU USP, é roteirista, documentarista e curadora de exposições e museus multimídia.
(Foto: Acervo Pessoal)

 

Jaime Tadeu Oliva

Jaime Tadeu Oliva

Bacharel e licenciado em Geografia (USP), doutor em Geografia Humana (USP). Professor e pesquisador do Instituto de Estudos Brasileiros (IEB USP), onde coordena e orienta trabalhos no Arquivo de Milton Santos também é coordenador do Laboratório Interdisciplinar, do projeto Como Pensar o Brasil Hoje e do programa de pós-graduação multidisciplinar em Culturas e Identidades Brasileiras desse Instituto.
(Foto: Acervo Pessoal)

 

Alexandre de Freitas Barbosa

Alexandre de Freitas Barbosa

Graduação em Ciências Econômicas pela Unicamp e doutorado em Economia Aplicada também pela Unicamp. É Professor de História Econômica e Economia Brasileira/Internacional do IEB/ USP. Na mesma universidade é membro do NAP (Núcleo de Apoio à Pesquisa) Brasil-África.
(Foto: Acervo pessoal)

 

Fernando Paixão

Fernando Paixão

Doutor em Comunicação e Semiótica na PUC-SP. No âmbito acadêmico, suas áreas de interesse principal são: modernismo literário em Brasil e Portugal; literatura brasileira, com ênfase no século XX.

 

Paulo Teixeira Iumatti

Paulo Teixeira Iumatti

Doutor em História Social pela USP e pós-doutorado pelo Instituto de Estudos Brasileiros da USP. Professor livre-docente da área de História do IEB-USP. 

 

Ana Paula Cavalcanti Simioni

Ana Paula Cavalcanti Simioni

Professora associada da Universidade de São Paulo. Possui mestrado e doutorado em Sociologia. É docente do Instituto de Estudos Brasileiros (USP). Em 2018, concluiu a Livre Docência sobre "Mulheres Modernistas: estratégias de consagração na arte brasileira", publicado pela EDUSP. Professora colaboradora do programa de pós-graduação Interunidades Estética e História da Arte (MAC-USP).
(Foto: Acervo Pessoal)

Data

04/11/2015 a 28/11/2015

Dias e Horários

Quartas, das 19h30 às 21h30.Sábados, 10h30 às 12h30.

Local

Valores

Grátis

Inscreva-se agora