Atividades

Cultura Gaucha

Contextos
Gaúchos e Gauchos - Brasil, Argentina e Uruguai

Voltar para o início Gaúchos e Gauchos - Brasil, Argentina e Uruguai

Programa

Condições especiais de atendimento, como tradução em libras, devem ser informadas por email ou telefone, com até 48 horas de antecedência do início da atividade.
centrodepesquisaeformacao@sescsp.org.br / 11 3254-5600

Debate que aborda a construção da identidade étnica e cultural pelos gaúchos e problematiza as relações socioculturais que envolvem a percepção de ser gaúcho.

Discutem-se as sociabilidades mais marcantes e as características originais da cultura gaúcha e a relação da juventude com as tradições e a contemporaneidade. Será apresentada também a metodologia desenvolvida pelo Sesc São Paulo denominada "Documento de Identidade Cultural", tecnologia social fundamentada no relacionamento, na escuta, no protagonismo da comunidade, no diagnóstico participativo e na definição conjunta da principal demanda local visando a documentação de variadas formas de manifestação cultural, rituais, culinária, jogos, tradições, crenças e costumes.

Essa metodologia foi utilizada pelo Sesc São Paulo para a concepção do projeto "Gaúchos e Gauchos" cuja exposição retrata a vida, tradição e cultura gaúcha com imagens de rostos, paisagens e cenas de trabalho, em diversas dimensões registradas no Rio Grande do Sul, Uruguai e Argentina.

As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.

(Foto: Karla Priscila)

Palestrantes

Caroline Kraus Luvizotto

Caroline Kraus Luvizotto

Doutora em Ciências Sociais, mestre e Bacharel em Ciências Sociais pela UNESP.
(Foto: Acervo Pessoal)

Marina Marcela Herrero

Marina Marcela Herrero

Bacharel em Dança pela Escuela de Danza y Estudios Coreográficos de Bahia Blanca - Argentina, indigenista, pesquisadora e gestora cultural. 

(Foto: Gabriela Neves)

Data

13/09/2017 a 13/09/2017

Dias e Horários

Quarta, 19h30 às 21h30

As inscrições podem ser feitas a partir de 25 de agosto às 14h, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação ou nas Unidades do Sesc em São Paulo.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar
Bela Vista - São Paulo.

Valores

Grátis

Inscreva-se agora