Atividades

Como, numa perspectiva histórica brasileira, natureza e cultura são representadas pelos meios de comunicação de massa?

Geografias e geopolíticas populares: imagens e representações do Outro

Voltar para o início Geografias e geopolíticas populares: imagens e representações do Outro

Programa

Desde os registros visuais etnográficos coloniais já havia predileção por imagens reducionistas, estereotipadas e degradantes das populações nativas, seus hábitos, sua cultura e seus espaços, por meio de códigos que relacionavam e hierarquizavam corpos e paisagens.

De lá para cá, ampliaram-se os meios de reprodução, arquivamento e transmissão de imagens.

A apresentação lançará atenção a filmes videoclipes, séries, telenovelas e outros produtos audiovisuais que, além de conformarem certa "geografia pop" - um conjunto de narrativas e discursos sobre diversos espaços e ligadas às culturas e às mídias de massa -, mantêm antigas e eurocêntricas representações binárias entre natureza e cultura, trópicos e civilização, o eu e o Outro, o que delas revela e a elas confere intencionalidades e contornos geopolíticos.

As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.

Condições especiais de atendimento, como tradução em libras, devem ser informadas por email ou telefone, com até 48 horas de antecedência do início da atividade.
centrodepesquisaeformacao@sescsp.org.br / 11 3254-5600

Palestrantes

Leo Name

Leo Name

Professor adjunto da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), no Curso de Arquitetura e Urbanismo e no Programa de Pós-Graduação em Literatura Comparada. Possui mestrado e doutorado em Geografia pela UFRJ e graduação em Arquitetura e Urbanismo, com especialização em Sociologia Urbana. É líder do grupo de pesquisa ¡DALE! - Decolonizar a América Latina e seus Espaços.
(Foto: Gabriela Doria)

Maria Alice de Faria Nogueira

Maria Alice de Faria Nogueira

Doutora em História, Política e Bens Culturais, no Cpdoc/FGV-RJ e mestre em Comunicação Social pela PUC-Rio. Possui graduação em Publicidade e Propaganda e Jornalismo pela PUC-Rio e MBA em Management, pela EPGE/FGV-RJ. Atua como Professora Substituta na Escola de Comunicação Social da UFRJ, na Graduação em Publicidade e Propaganda da Universidade Estácio de Sá (UNESA) e na Pós-Graduação em Comunicação e Marketing para Moda, no Istituto Europeo de Design (IED RJ). 
(Foto: Acervo Pessoal)

Data

03/10/2017 a 03/10/2017

Dias e Horários

Terça, 14h às 17h

As inscrições podem ser feitas a partir de 27 de setembro às 14h, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação ou nas Unidades do Sesc em São Paulo.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar
Bela Vista - São Paulo.

Valores

Grátis

Inscreva-se agora