Atividades

o pensamento de Antonio Gramsci e sua concepção de educação e pedagogia

Gramsci e a Educação

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Programa

Tradução em Libras disponível. Faça sua solicitação no ato da inscrição, com no mínimo dois dias de antecedência da atividade.

 

O pensamento de Antonio Gramsci constitui um rico referencial para a reflexão sobre o papel da educação e do educador na sociedade atual, bem como sobre as condições de intervenção política desse intelectual em seu campo específico de atuação: a escola. De fato, há em Gramsci um vasto arsenal de conceitos, além de orientações práticas e metodológicas de natureza pedagógica, que lançam luzes sobre diversas questões e problemas recorrentemente colocados pelos educadores, tais como: pode a escola ser um instrumento de transformação social? Ou, na realidade, ela é apenas um aparelho de reprodução da sociedade de classes? Como superar, de um lado, a crença idealista na escola como redentora e, de outro lado, a visão mecanicista que a considera como mero reflexo da estrutura social que a engendra? Se o trabalho pedagógico é sempre um ato político, como realizá-lo sem que se perca a natureza da função do educador? O que seria uma escola verdadeiramente democrática?  Neste curso são priorizados os conceitos de: homem, estrutura e superestrutura, filosofia, senso comum, bom senso, Estado integral, hegemonia e intelectuais, entre outras.

 

As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.

Palestrantes

Renê José Trentin Silveira

Renê José Trentin Silveira

Professor Livre-docente do Departamento de Filosofia e História da Educação da Faculdade de Educação da Unicamp.
(Foto: Acervo Pessoal)

Bibliografia

BIANCHI, A. O laboratório de Gramsci: filosofia, história e política. São Paulo: Alameda, 2011. 

BUCI-GLUCKSMANN, CHRISTINNE. Gramsci e o Estado. Por uma teoria materialista da filosofia. São Paulo: Paz e Terra, 1990. 

COUTINHO, C. N. De Rousseau a Gramsci: ensaios de teoria política. São Paulo: Boitempo, 2011. 

COUTINHO, C. N. Gramsci: um estudo sobre seu pensamento político. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1999. 

GRAMSCI, A. Caderno 10 (1932-1935) - A filosofia de Benedetto Croce. In: ___. Cadernos do Cárcere. Introdução ao Estudo da Filosofia. A filosofia de Benedetto Croce. Edição Carlos Nelson co-edição Marco Aurélio Nogueira e Luiz Sérgio Henriques. Tradução de Carlos Nelson Coutinho. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 2001, vol. 1, pp. 275-430. 

GRAMSCI, A. Caderno 11 (1932-1933) - Introdução ao Estudo da Filosofia. In: ___. Cadernos do Cárcere. Introdução ao Estudo da Filosofia. A filosofia de Benedetto Croce. Edição Carlos Nelson Coutinho; co-edição Marco Aurélio Nogueira e Luiz Sérgio Henriques. Tradução de Carlos Nelson Coutinho. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 2001, vol. 1, pp. 81-226. 

GRAMSCI, A. Caderno 12 (1932): Apontamentos e notas dispersas para um grupo de ensaios sobre a história dos intelectuais. In: ___. Cadernos do Cárcere. Os intelectuais. O princípio educativo. Jornalismo. Edição e tradução, Carlos Nelson Coutinho; co-edição Marco Aurélio Nogueira e Luiz Sérgio Henriques. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2006, vol. 2. p. 13-53.  

GRAMSCI, A. Cartas do Cárcere. vol. 2, 1931-1937, p. 84. Tradução de Luiz Sérgio Henriques. Organizadores: Carlos Nelson Coutinho e Luiz Sérgio Henriques. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2005. 

LIGUORI, G. Roteiros para Gramsci. Rio de Janeiro: UFRJ.

MANACORDA, M. A. O princípio educativo em Gramsci. Americanismo e Conformismo. Campinas: Alínea Editora, 2008. 

MARX, K. Teses sobre Feuerbach. In: MARX, K. e ENGELS, F. A ideologia alemã (I - FEUERBACH). São Paulo: HUCITEC, 1991, p. 11-14 e 125-128. 

MARX, K e ENGELS, F. A ideologia alemã (Feuerbach). São Paulo: HUCITEC, 1991. 

NOSELLA, Paolo. A escola de Gramsci. Porto Alegre: Artes Médicas, 1992. 

SAVIANI, D. Escola e democracia. S. Paulo: Cortez/Autores Associados, 1985. 

SEMERARO, Giovanni. Saber-fazer filosofia: o pensamento moderno. Aparecida: Ideias & Letras, 2011. SNYDERS, G. Pedagogias não-directivas. In: 

SNYDERS, G., LÉON, A. e GRÁCIO, R. Correntes actuais da pedagogia. Lisboa: Livros Horizonte, 1984, p. 13-27.

 

Data

21/05/2016 a 02/07/2016

Dias e Horários

Sábado, 10h às 13h

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar
Bela Vista - São Paulo.

Valores

R$ 18,00 - credencial plena: trabalhador do comércio de bens, serviços e turismo matriculado no Sesc e dependentes
R$ 30,00 - pessoa com mais de 60 anos, pessoa com deficiência, estudante e professor da rede pública com comprovante
R$ 60,00 - inteira