Atividades

transformações nas políticas habitacionais, fundiárias e urbanas no mundo contemporâneo

Guerra dos Lugares: a colonização da terra e da moradia na era das finanças

Voltar para o início Guerra dos Lugares: a colonização da terra e da moradia na era das finanças

Programa

Tradução em Libras disponível. Faça sua solicitação no ato da inscrição, com no mínimo dois dias de antecedência da atividade.

 

A obra é fruto das reflexões que a urbanista elaborou durante e imediatamente após o término de seu mandato como relatora para o Direito à Moradia Adequada da ONU. Guerra dos lugares aborda o processo global de financeirização das cidades e seu impacto sobre os direitos à terra e à moradia dos mais pobres e vulneráveis. Nesta palestra, a autora analisa as transformações recentes nas políticas habitacionais e fundiárias em vários países do mundo, no marco da expansão de uma economia neoliberal globalizada, controlada pelo sistema financeiro, que provocaram um processo global de insegurança da posse. Com enfoque global do fenômeno, investigado a partir da vivência direta da autora que observa as condições de moradia no mundo. Além disso, explora a questão, com foco no Brasil, e realiza a leitura da evolução recente das políticas habitacionais e urbanas no país, inclusive na era Lula, e à luz desses processos globais ajuda a pensar as especificidades da crise urbana no país. Por fim, tece o entrelaçamento entre as políticas habitacionais e a política urbana, articuladas através da construção da hegemonia da propriedade individual e da transmutação dos imóveis em ativos.

 

As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.

 

Data

14/06/2016 a 14/06/2016

Dias e Horários

Terça, 19h às 21h

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar
Bela Vista - São Paulo.

Valores

Grátis