Guiomar Novaes e o Mundo do Piano Paulistano
Voltar para o inícioPrograma
Em um trabalho interdisciplinar que une análise histórica, sociológica e musicológica o pesquisador analisa as transformações desencadeadas pelo piano em São Paulo.
De meados do século XIX até a Primeira República, o piano serviu como guia em uma longa história de superações: dificuldades de transporte, oportunidades profissionais e exibição pública.
A reputação de Guiomar Novaes como criança-prodígio e sua consagração em 1914 revelam o funcionamento do mundo do piano paulistano. Formado por professores, músicos, críticos, jornalistas e agentes do Estado, estes atores colaboraram para o sucesso da pianista.
Mais que provas do almejado "progresso" paulista, os concertos de Guiomar eram oportunidades para vivenciar o pertencimento à nação.
As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.
(Foto: Acervo do Palestrante)
Palestrantes
Fernando Binder
Doutor pela ECA-USP. Musicólogo, atualmente é professor de história da música na Escola Municipal de Música, Fundação Theatro Municipal de São Paulo.
(Foto: Acervo Pessoal)
Data
21/08/2018 a 21/08/2018
Dias e Horários
Terça, 19h às 21h.
As inscrições podem ser feitas a partir de 26 de Julho, às 14h, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação ou nas Unidades do Sesc em São Paulo.