Atividades

Pesquisa parte de Guiomar Novaes para desnudar o mundo do piano em São Paulo.

Guiomar Novaes e o Mundo do Piano Paulistano

Voltar para o início Guiomar Novaes e o Mundo do Piano Paulistano

Programa

Em um trabalho interdisciplinar que une análise histórica, sociológica e musicológica o pesquisador analisa as transformações desencadeadas pelo piano em São Paulo.

De meados do século XIX até a Primeira República, o piano serviu como guia em uma longa história de superações: dificuldades de transporte, oportunidades profissionais e exibição pública.

A reputação de Guiomar Novaes como criança-prodígio e sua consagração em 1914 revelam o funcionamento do mundo do piano paulistano. Formado por professores, músicos, críticos, jornalistas e agentes do Estado, estes atores colaboraram para o sucesso da pianista.

Mais que provas do almejado "progresso" paulista, os concertos de Guiomar eram oportunidades para vivenciar o pertencimento à nação.

As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.


Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, audiodescrição, entre outros, solicite por e-mail ou telefone, com até 48 horas de antecedência do início da atividade.

centrodepesquisaeformacao@sescsp.org.br / 11 3254-5600


(Foto: Acervo do Palestrante)

Palestrantes

Fernando Binder

Fernando Binder

Doutor pela ECA-USP. Musicólogo, atualmente é professor de história da música na Escola Municipal de Música, Fundação Theatro Municipal de São Paulo.
(Foto: Acervo Pessoal)

Data

21/08/2018 a 21/08/2018

Dias e Horários

Terça, 19h às 21h.

As inscrições podem ser feitas a partir de 26 de Julho, às 14h, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação ou nas Unidades do Sesc em São Paulo.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar
Bela Vista - São Paulo.

Valores

Grátis

Inscreva-se agora