Atividades

A crise na educação e a crise do mundo, os sentidos da tradição e da autoridade na ação educativa.

Hannah Arendt e a Educação

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Programa

As reflexões de Hannah Arendt sobre educação são instigantes porque vão “na contramão” de grande parte dos discursos pedagógicos atuais, realçando o compromisso da educação com a continuidade do mundo e a essencial importância de autoridade e tradição para a ação educativa. A filósofa compreende que a crise na educação decorre de uma crise mais ampla e somente quando começamos a refletir sobre a crise do mundo poderemos compreender os impasses no âmbito educativo. Questiona se a educação pode assumir um compromisso com o mundo público quando não mais nos sentimos em casa nesse lugar. 

 

Este curso propõe estudar o ensaio “A crise na educação”, decodificar sua escrita complexa e suas afirmações controvertidas. O objetivo é buscar compreender e discutir a posição de Arendt frente à crise do mundo e analisar sua posição categórica de que, apesar de tudo, não podemos nos isentar da responsabilidade pelo mundo comum e pelas crianças que nele estão chegando. Para tanto, serão expostos alguns temas chave da obra de Arendt, propondo-se leituras conjuntas de partes de seu ensaio sobre educação e de trechos escolhidos de outras obras, proporcionando assim a cada participante a oportunidade de compreendê-la a partir de sua própria leitura.


(Foto: Fred Stein)

Inscrições a partir do dia 23/02, às 14h.

Palestrantes

Vanessa Sievers de Almeida

Vanessa Sievers de Almeida

Graduada em Teologia e Pedagogia e doutora pela Faculdade de Educação da USP. A professora da Faculdade de Educação da UFBA publicou diversos artigos sobre a obra de Hannah Arendt. É autora do livro “Educação em Hannah Arendt: entre o mundo deserto e o amor ao mundo” (Editora Cortez, 2011). (Foto: Lucas Sievers de Almeida)

Bibliografia

ALMEIDA, Vanessa Sievers de, Educação em Hannah Arendt: entre o mundo deserto e o amor ao mundo. São Paulo: Editora Cortez, 2011.

ARENDT, Hannah. A condição humana. Tradução de Roberto Raposo. Revisão e apresentação Adriano Correia. 11. ed. revista. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2010.

______. A crise na educação, In: ______. Entre o passado e o futuro. Tradução de Mauro W. Barbosa. 5. ed. São Paulo: Perspectiva, 1990, p. 221-247.

______. Que é autoridade? In: ______. Entre o passado e o futuro. Tradução de Mauro W. Barbosa. 5. ed. São Paulo: Perspectiva, 1990, p. 127-187.

______. Que é liberdade? In: ______. Entre o passado e o futuro. Tradução de Mauro W. Barbosa. 5. ed. São Paulo: Perspectiva, 1990, p. 188-220.

BRAYNER, Flávio Henrique Albert. Educação e republicanismo: experimentos arendtianos para uma educação melhor. Brasília: Líber Livro Editora, 2008.

CANOVAN, Margaret. Hannah Arendt: a reinterpretation of her political thought. Cambridge: Cambridge University Press, 2002.

CARVALHO, José Sérgio. O declínio do sentido público da educação. In: ______. Reflexões sobre educação, formação e esfera pública. Porto Alegre: Penso, 2013, p. 74-87.

______. A liberdade educa ou a educação liberta? Uma crítica à pedagogias da autonomia à luz do pensamento de Hannah Arendt. In: ______. Reflexões sobre educação, formação e esfera pública. Porto Alegre: Penso, 2013, p. 27-41.

CORREIA, Adriano. Natalidade e amor mundi: sobre a relação entre educação e política em Hannah Arendt. In: Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 36, n. 3, set/dez 2010, p. 811-822

 

Data

19/03/2015 a 21/03/2015

Dias e Horários

Quinta e sexta, 14h às 18h. Sábado, 10h às 17h30.
*sábado com intervalo de 1h30

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 
4º andar do prédio da FecomércioSP
Bela Vista - São Paulo/SP
 

Valores

R$ 18,00 - credencial plena: trabalhador do comércio de bens, serviços e turismo matriculado no Sesc e dependentes
R$ 30,00 - pessoa com mais de 60 anos, pessoa com deficiência, estudante e professor da rede pública com comprovante
R$ 60,00 - inteira