Atividades

Reflexão sobre a imigração que, desde o século XIX aos dias atuais, persistem como desafios para o estrangeiro em território brasileiro.

Histórias migrantes

Voltar para o início  Histórias migrantes

Programa

Reunindo artigos de diversos pesquisadores do Arquivo Virtual Histórias Migrantes, esta coletânea aborda o tema das migrações de forma multidisciplinar. Os textos, analíticos, críticos e propositivos, oferecem uma rica diversidade de fontes, de distintas tipologias, e expressam uma pluralidade de visões dos assuntos analisados. Os artigos se agrupam de acordo com os temas desenvolvidos e a metodologia utilizada, transformando cada parte em um encontro de culturas. Os sujeitos são muitos e diversos, apontando para a importância de se aprofundar os estudos sobre o fenômeno migratório – histórico e contemporâneo – no sentido de preservar a memória étnica, social e cultural das migrações.

As inscrições podem ser feitas a partir de 24 de novembro, às 14h, pela Internet ou na unidades do Sesc em São Paulo.
 
(Foto principal: Reprodução)
 

Palestrantes

Maria Luiza Tucci

Maria Luiza Tucci

Historiadora e professora Livre Docente do Departamento de História  da USP. Coordenadora do LEER-Laboratório de Estudos sobre Etnicidade, Racismo e Discriminação. Autora de livros, dentre outros: “Cidadão do Mundo. O Brasil diante do Holocausto e dos refugiados do nazifascismo” (Perspectiva, L'Harmattan e Lit Verlag); e “Diez Mitos sobre los Judios” (Cátedra; Ateliê Editorial).
(Foto: Acervo Pessoal)

Sedi Hirano

Sedi Hirano

Doutor em Sociologia (USP) e professor titular e emérito da FFLCH/USP.

Data

03/12/2014 a 03/12/2014

Dias e Horários

Quarta, 19h30 às 21h30.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285
4º andar do prédio da FecomércioSP
Bela Vista - São Paulo/SP

Valores

Grátis.

Inscreva-se agora