Atividades

Dia Mundial de Luta contra Aids

HIV, corpos e corporeidade: a experiência contemporânea

Voltar para o início HIV, corpos e corporeidade: a experiência contemporânea

Programa

Tradução em Libras disponível. Faça sua solicitação no ato da inscrição, com no mínimo dois dias de antecedência da atividade.

Partindo da relação dos corpos e o adoecimento na contemporaneidade a atividade proposta busca abordar o corpo em ato e em contexto, que age no espaço em que se encontra e modela a partir de suas configurações uma dada realidade histórica.

Tensões remetidas a esse corpo descrito e apropriado como organismo humano, objeto da ação da medicina, e a experiência dos sujeitos como corporeidade, compreendida como um conjunto de manifestações simbólicas da existência corporal, como espaço de inscrição de sentidos, de posições sociais onde se expressam os marcadores sociais da diferença (gênero, classe social, raça/etnia, orientação sexual).

O corpo é o terreno da experiência e não objeto dela. Assim, o corpo tem sempre em potência a capacidade não somente de conformação social como também de confrontação social, de resistência à disciplina.

Como pensar esse contexto a partir dos deslocamentos operados no HIV/Aids? De uma doença com caráter fatal para uma perspectiva de cronicidade?

As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.

(Ilustração: José Leonilson)

Palestrantes

Rosana Machin

Rosana Machin

Doutora em Sociologia pela FFLCH/USP, pós-doutora pela Universidade de Cambridge e pela Universidade de Londres/LSE, professora da Faculdade de Medicina da USP.
(Foto: Acervo Pessoal)

André Mota

André Mota

Doutor em História Social pela FFLCH/USP, pós-doutor pela Faculdade de Medicina da USP, coordenador do Museu Histórico da Faculdade de Medicina da USP e professor da mesma faculdade.
(Foto: Acervo Pessoal)

Data

05/12/2016 a 05/12/2016

Dias e Horários

Segunda, 19h30 às 21h30

As inscrições podem ser feitas a partir de 25 de novembro, às 14h, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação ou nas Unidades do Sesc em São Paulo.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar
Bela Vista - São Paulo.

Valores

Grátis

Inscreva-se agora