Atividades

Os resultados da pesquisa “Cultura e lazer: as práticas culturais dos frequentadores do SESC em São Paulo"

Idosos, jovens e crianças no Sesc

Voltar para o início  Idosos, jovens e crianças no Sesc

Programa

Tradução em Libras disponível. Faça sua solicitação no ato da inscrição, com no mínimo dois dias de antecedência da atividade.

No contexto da pesquisa etnográfica realizada para o projeto "Cultura e Lazer: práticas de lazer e físico-esportivas dos frequentadores do Sesc em São Paulo", foram identificados certos marcadores sociais da diferença que delimitavam, para o público frequentador das unidades Sesc, diferentes expectativas e comportamentos para com o "outro" - programadores, instrutores e demais frequentadores. Eram marcadores de classe, raça, gênero e, de modo mais marcado, geração.

Percebeu-se que, para os frequentadores do Sesc, a questão geracional se coloca como fundamental, tanto por conta da política institucional, quanto pelo fato desta ser uma questão mais ampla que encontra, nas diversas unidades, ambiente propício para ser colocada em debate.

As diversas narrativas sobre infância, juventude e velhice, muito frequentes nos diálogos com os frequentadores e funcionários das unidades do SESC, mobilizavam noções de família, trabalho, lazer e pertencimento. Estas narrativas, juntamente com as questões geracionais e marcadores sociais serão os elementos fundamentais de reflexão a serem debatidos nesta palestra.

Com Enrico Spaggiari, Alexandre Abdal e Celina Dias Azevedo.
Mediação: Mariana Hangai.

As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.

(Foto: Adauto Perin)

Palestrantes

Celina Dias Azevedo

Celina Dias Azevedo

Coordenadora editorial da revista Mais 60: estudos sobre envelhecimento. Assistente técnica da Gerência de Estudos e Programas Sociais - GEPROS, do Sesc São Paulo. Doutoranda do programa de Ciências Sociais da PUC São Paulo, investigando as ações socioculturais voltadas aos velhos.

Enrico Spaggiari

Enrico Spaggiari

Mestre e doutor em Antropologia Social pela USP. Fundador e editor do Ludopédio.
(Foto: Acervo Pessoal)

Alexandre Abdal

Alexandre Abdal

Doutor em Sociologia pela FFLCH-USP.

Mariana Hangai Vaz Guimarães Nogueira

Mariana Hangai Vaz Guimarães Nogueira

Graduada em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (USP), participou de diversas consultorias de pesquisas etnográficas nos últimos anos com interesse em temas como: juventudes, lazer, periferias e desigualdades.
(Foto: Acervo Pessoal)

Data

22/11/2016 a 22/11/2016

Dias e Horários

Terça. 15h às 17h

As inscrições podem ser feitas a partir de 26 de outubro, às 14h, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação ou nas Unidades do Sesc em São Paulo.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar
Bela Vista - São Paulo.

Valores

Grátis

Inscreva-se agora