Atividades

Intersecções artísticas entre história e imagem.

Autografias
Imagem e História

Voltar para o início Imagem e História

Programa

A palestra tem por objetivo discutir a utilização das imagens produzidas no âmbito da pintura, fotografia e cinema, investigando suas relações com seus contextos sócio-históricos de produção. Serão, assim, consideradas imagens produzidas por meio da pintura, da fotografia e das artes cinematográficas – os modos imediatamente associados à produção imagética. A palestra pretende, analogamente, refletir sobre o conceito “fixo” de imagem para além da noção convencional de “tradução da experiência empírica” por modos e métodos caros às artes representacionais. Nesses termos, também analisa como se constituem as imagens no âmbito da literatura e da dança e como, no próprio seio das artes visuais, a construção imagética informada pode inclusive colocar em xeque seu referencial imediato para, desse modo, explodir as noções convencionais de representação, alargar as formas artísticas e, com elas, as possibilidades de figuração da matéria social perscrutada e sedimentada em cada um dos objetos considerados. A palestra é dedicada aos temas e questões abordados na obra Imagem e História.


As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. 


Condições especiais de atendimento, como tradução em libras, devem ser informadas por email ou telefone, com até 48 horas de antecedência do início da atividade. centrodepesquisaeformacao@sescsp.org.br / 11 3254-5600


(Crédito: Capa do Livro)

Palestrantes

Marcos Fabris

Marcos Fabris

Doutor pela FFLCH-USP. Realizou pesquisas de pós-doutorado nas Universidades de Columbia (Nova York), Université Paris Ouest Nanterre (Paris), MAC-USP e FFLCH-USP. Organizador do livro Imagem e História (Editora Beca; 2018)
(Crédito: Acervo Pessoal)

Patrícia Kruger

Patrícia Kruger

Doutora pela USP. Realiza pesquisa de pós-doutoramento no Departamento de Letras Modernas da USP. Organizadora do livro Imagem e História (Editora Beca; 2018)
(Crédito: Acervo Pessoal)

Data

17/05/2018 a 17/05/2018

Dias e Horários

Quinta, das 19h30 às 21h30

As inscrições podem ser feitas a partir de 24 de abril às 14h, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação ou nas Unidades do Sesc em São Paulo.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar
Bela Vista - São Paulo.

Valores

Grátis