Atividades

Das capitais de cultura às cidades criativas

Imagens Urbanas e Resistências

Voltar para o início Imagens Urbanas e Resistências

Programa

A palestra Imagens Urbanas e Resistências baseia-se no livro da urbanista Claudia Seldin, vencedora do Prêmio Capes de Tese (2016) na categoria "Arquitetura e Urbanismo" e do VIII Prêmio Milton Santos da ANPUR (2017). Parte do pressuposto que, para se compreender a cidade, é necessário considerar sua esfera cultural, algo essencial na época contemporânea, em que a cultura vem sendo utilizada como uma ferramenta para nortear o planejamento urbano.

Serão abordados os modelos de planejamento cultural estratégico que vem permeando as políticas urbanas no mundo entre o fim da década de 1970 e início dos anos 2000 sob a forma de revitalizações pontuais que visavam à transformação da imagem de cidades diversas, reavivando economias falidas e gerando modelos emblemáticos de cidades como Paris, Barcelona, Bilbao...
Tratava-se da busca pelo paradigma da "capital de cultura".

A partir dos anos 2000, com o fortalecimento de uma economia movida pelo conhecimento e pela provisão de serviços e de bens culturais, começamos a assistir a uma transformação nos discursos que embasam as políticas públicas e que, agora, passam a perseguir o status da "cidade criativa" - um conceito calcado na importância da atração de profissionais produtores de capital cognitivo. A pesquisa realizada mostra que este novo paradigma reforça muitos dos problemas e desigualdades gerados pelo anterior, atuando muitas vezes contra os interesses da "classe criativa" que se alega privilegiar, gerando movimentos sociais com um forte caráter de resistência e que comprovam a existência da atual luta pelo direito à cidade - uma cidade que, independente do rótulo, seja mais justa e menos desigual. Por fim, apresenta exemplos dessas resistências e da real criatividade da cidade em Berlim e no Rio de Janeiro.

As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.


Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, audiodescrição, entre outros, solicite por e-mail ou telefone, com até 48 horas de antecedência do início da atividade.

centrodepesquisaeformacao@sescsp.org.br / 11 3254-5600

Palestrantes

Claudia Seldin

Claudia Seldin

Arquiteta urbanista e pesquisadora. Possui mestrado, doutorado e pós-dourado em Urbanismo. Foi professora da FAU-UFRJ. É autora de "Imagens urbanas e resistências: das capitais de cultura às cidades criativas" (Rio Books, 2017).
(Foto: Acervo Pessoal)

Data

24/08/2018 a 24/08/2018

Dias e Horários

Sexta, 19h30 às 21h30.

As inscrições podem ser feitas a partir de 26 de Julho, às 14h, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação ou nas Unidades do Sesc em São Paulo.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar
Bela Vista - São Paulo.

Valores

Grátis

Inscreva-se agora