Atividades

Produção de indicadores de investimentos públicos da educação superior baseados em metodologia internacional.

Indicadores de investimento público da educação superior

Voltar para o início Indicadores de investimento público da educação superior

Programa

Tradução em Libras disponível. Faça sua solicitação no ato da inscrição, com no mínimo dois dias de antecedência da atividade.

 

O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas) produz entre informações e dados, indicadores sobre investimentos públicos em educação, que são calculados a partir de fontes de dados oficiais externas ao Inep, referentes às três esferas de governo. Esses indicadores são divulgados anualmente e são utilizados para o monitoramento de metas do Plano Nacional de Educação – PNE e acompanhamento estratégico de setores públicos e privados no alcance dos recursos empregados na educação, além de serem utilizados na comparação internacional, principalmente entre as organizações internacionais que tratam sobre o tema.


Para tanto, o Inep utiliza uma metodologia próxima à recomendada pela OCDE, entidade que ajuda no desenvolvimento de políticas econômicas e sociais de seus membros e parceiros, respeitável como fonte de informações estatísticas e econômicas.


Nesta apresentação, foca-se na obtenção dos dados, na metodologia de tratamento, na construção de indicadores de investimentos em educação,  no retrato atual de indicadores de investimentos na educação superior e a sua real capacidade de demonstrar a eficiência desse gasto. Além disso, com dados estatísticos, pretende-se demonstrar a situação de outros países no que tange à destinação de recursos financeiros na educação superior.

 

As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do inicio da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.

 

Palestrantes

Willians Kaizer dos Santos Maciel

Willians Kaizer dos Santos Maciel

Mestre em Gestão e Avaliação da Educação Pública na Universidade Federal de Juiz de Fora. É economista do Inep - Ministério da Educação e professor de Contabilidade e Finanças Corporativas.

Bibliografia

MACIEL, Willians K. S. Metodologia para o cálculo do indicador “Investimento Público em Educação em relação ao PIB” de 2000 a 2010. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacional Anísio Teixeira. Brasília, 2012.


 FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO. Sistema sobre Orçamento Público em Educação – Siope – Banco de dados.


 INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA – Censo da Educação Superior – Banco de dados.

Data

29/02/2016 a 29/02/2016

Dias e Horários

Segunda, 19h30 às 21h30.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar
Bela Vista - São Paulo.

Valores

Grátis

Inscreva-se agora