Atividades

Reflexões sobre educação não formal e as diretrizes das ações educativas voltadas às crianças que frequentam as unidades do Sesc São Paulo.

Infâncias: contextos e ações educativas

Voltar para o início Infâncias: contextos e ações educativas

Programa

Esta aula contribuirá com um panorama geral da situação da Infância e das crianças hoje trazendo para a frente do palco, conceitos sobre a evolução dos estudos que vão da Psicologia do Desenvolvimento, passando pelas Neurociências, Medicina, aos mais recentes conhecimentos das Ciências Sociais que lançam luz sobre as naturezas, linguagens e culturas infantis. Vamos olhar para a educação dentro na escola, na familia e na comunidade; a importância da criação de espaços e atividades adequadas para a expressão das crianças. Compreender como é possível conhecer necessidades, interesses, habilidades e potenciais das crianças de hoje dando espaço para suas expressões através das linguagens verbais e não verbais: o que vivem, sentem, pensam, quais seus repertórios dentro e fora da escola; o que dizem através da palavra, do corpo, das suas brincadeiras, da sua arte, dos seus medos, das suas dificuldades, das suas habilidades, da sua timidez, da sua agressividade. Serão apresentadas algumas propostas, programas e pesquisas existentes que podem servir de inspiração para a tão necessária mudança de paradigmas e  adequação de atitudes, atividades e propostas, que tornem a infância desta geração mais significativa, respeitando a essência de cada criança e abrindo um canal de escuta e diálogo com as crianças.
 
As inscrições podem ser feitas a partir de 26 de agosto, às 14h, pela Internet ou nas unidades do Sesc em São Paulo.
 
(Foto: Marco Antônio)
 

Palestrantes

Henrique Barcelos

Henrique Barcelos

Especialista em Pedagogia do Esporte Escolar e mestre em Ciência do Desporto (Unicamp). É assistente da Gerência de Programas Socioeducativos do Sesc São Paulo.

Bibliografia

 
ARIÈS, P. História Social da criança e da família. RJ: Zahar, 1981.
BASTIDE, Roger. Nota explicativa. In: FERNANDES, Florestan. Folclore e Mudança Social na cidade de São Paulo. 3. Ed. São Paulo: Martins Fontes, 2004.
COHN, C. Antropologia da criança. Rio de Janeiro : Jorge Zahar, 2005
DORNELLES, L. V. Infâncias que nos escapam: da criança na rua à criança cyber. Petrópolis, RJ: Ed. Vozes, 2005.
FRIEDMANN, A. História do percurso da Sociologia e da Antropologia da Infância. Revista Veras, América do Norte, 1, dec. 2011. Disponível em:http://iseveracruz.edu.br/revistas/index.php/revistaveras/article/view/57/41.
FRIEDMANN, A. Linguagens e culturas infantis. São Paulo: Cortez, 2013.
JAVEAU, C. Criança, infância(s), crianças : que objetivo dar a uma ciência social da infância? SP: Cedes, 1978.
MULLER, V. R. História de crianças e infâncias – registros, narrativas e vida privada. Petrópolis, RJ: 2007
PINTO, Manuel. A Infância como construção social. In: PINTO, M.; SARMENTO, M. J. (coord.). As crianças: Contextos e Identidades. Braga: Centro de Estudos da Criança, Universidade do Minho, 1997.
POSTMAN, N. O desaparecimento da infância. Rio de Janeiro: Graphia, 1999.
SARMENTO, M.J. & CERISARA, A.B. Crianças e miúdos – perspectivas sociopedagógicas da infância e educação. Portugal: Asa Editores, 2004.
 

Data

29/09/2014 a 30/09/2014

Dias e Horários

Segunda e terça, 10h às 13h.

Local

Valores

Grátis.