Atividades

Curadores abordam o acervo e a gestão de arte contemporânea no Instituto Inhotim. Haverá visita ao Instituto.

Instituto Inhotim: Um olhar para a arte contemporânea

Voltar para o início Instituto Inhotim: Um olhar para a arte contemporânea

Programa

O Instituto Inhotim - localizado na cidade mineira de Brumadinho – possui um dos mais relevantes acervos de arte contemporânea do mundo e uma coleção botânica que reúne espécies raras e de todos os continentes. Desde 2002 o Instituto está aberto para visitação e recebe cerca de 700 mil visitantes por ano. 


Inhotim abriga uma série de pavilhões e galerias de arte, além das esculturas expostas ao ar livre. 

A coleção conta com obras de renomados artistas nacionais e internacionais como: Lygia Pape, Lygia Clark, Helio Oiticica, Cildo Meireles, Adriana Varejão, Jarbas Lopes, Marilá Dardot, Rivane Neuenshwander, Olafur Eliasson, Chris Burden, Dan Graham e muitos outros.


O minicurso “Instituto Inhotim: Um olhar para a arte contemporânea” reúne importantes curadores brasileiros - que em cinco encontros e dois dias de visitas ao Instituto - discutirão os aspectos das obras de alguns dos artistas do acervo, bem como histórico, estrutura e gestão de Inhotim.

 

Inscrições pessoalmente no Centro de Pesquisa e Formação, a partir de 13/5/2015.


(Foto: Instituto-Inhotim-by-cc2.0-claudia-regina)

Palestrantes

Fernando Cocchiarale

Fernando Cocchiarale

Crítico de arte, curador e professor de filosofia da arte do Departamento de Filosofia da PUC-RJ. É também professor da Escola de Artes Visuais do Parque Lage. Foi curador do MAM-RJ. É doutor em Tecnologias da Comunicação e Estética pela Escola de Comunicação da UFRJ. (Foto: Acervo pessoal)

Agnaldo Farias

Agnaldo Farias

Professor doutor da FAUUSP. Foi Curador Geral do Instituto Tomie Ohtake (2000/2012), da 29a. Bienal de São Paulo (2010), do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (1998/2000) e Curador de Exposições Temporárias do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (1990/1992).(Foto: Pedro Setubal)

Cauê Alves

Cauê Alves

Curador e educador. É professor do Departamento de Artes da FAFICLA, PUC-SP. Em 2020 assumiu o cargo de curador-chefe do Museu de Arte Moderna de São Paulo. É coordenador do curso de graduação em Arte: História, Crítica e Curadoria da PUC-SP (2017-2024) e líder do grupo de pesquisa em História da Arte, Crítica e Curadoria da PUC-SP (CNPq). Entre 2016 e 2020 foi curador-chefe do Museu Brasileiro da Escultura e Ecologia, MuBE. Foi curador adjunto da 8ª Bienal do Mercosul (2011). Publicou diversos artigos sobre arte, curadoria, crítica, além de textos em catálogo de exposições como Mira Schendel, Museu de Arte Contemporânea de Serralves, Porto, Pinacoteca do Estado de São Paulo (2014) e Tate Modern, Londres (2013).
(Foto: Acervo Pessoal)

Rejane Cintrão

Rejane Cintrão

Mestre em História da Arte pela ECA-USP, atuante nas áreas de curadoria, produção executiva e idealização de projetos de arte contemporânea, desde 1983. (Foto: Acervo pessoal)

Paulo Miyada

Paulo Miyada

Curador e pesquisador de arte contemporânea. Possui mestrado em História da Arquitetura e Urbanismo pela FAU - USP, pela qual também é graduado. É curador do Instituto Tomie Ohtake, onde coordena o Núcleo de Pesquisa e Curadoria, além de co-coordenar o programa de cursos da Escola Entrópica, em que é professor. Foi assistente de curadoria da 29a Bienal de São Paulo (2010) e integrou a equipe curatorial do Rumos Artes Visuais do Itaú Cultural (2011-2013). 

 

Material

Clique aqui para baixar o roteiro detalhado da viagem.

Data

16/06/2015 a 04/04/2016

Dias e Horários

16/06 a 25/06 – terças, quintas e sextas, 19h30 às 21h30. Sábado das 10hs às 13hs.
08 a 12/07 – Viagem e visita ao Instituto Inhotim

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 
4º andar do prédio da FecomércioSP 
Bela Vista - São Paulo/SP

Valores

R$ 1.082,00 - credencial plena: trabalhador do comércio de bens, serviços e turismo matriculado no Sesc e dependentes
R$ 1.623,00 - não credenciados

Parcelamento em até 8 vezes.