Inventariado participativo de referências culturais
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O Inventário Participativo de Referências Culturais será apresentado e vivenciado por meio de suas bases históricas e conceituais, problematizando o campo da Educação Patrimonial, bem como compartilhando e auxiliando experiências de inventariar.
É crescente o discurso sobre participação social nas políticas de preservação do patrimônio cultural. No entanto, poucos são os meios para que ela ocorra. Neste cenário, o recente lançamento da metodologia Inventários Participativos de Referências Culturais (Iphan, 2016) se apresenta como um potencial instrumento para desenvolver processos participativos de preservação.
Por meio dela estimula-se que os próprios grupos sociais assumam a identificação, seleção e interpretação dos bens culturais. Assim, constrói-se um conjunto de dados que é a imagem complexa de um território a partir da mobilização coletiva e do diálogo entre os diferentes atores. Por isso, os Inventários Participativos são considerados como ações de Educação Patrimonial.
O curso tem como objetivo apresentar e vivenciar a experiência do Inventário Participativo de Referências Culturais como instrumento educativo e político, promovendo o entendimento da metodologia a partir de abordagens teóricas e práticas. Será apresentado o Inventário Participativo de Referências Culturais por meio de suas bases históricas e conceituais, problematizando o campo da Educação Patrimonial, bem como compartilhando e auxiliando experiências de inventariar.
As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.
Condições especiais de atendimento, como tradução em libras, devem ser informadas por email ou telefone, com até 48 horas de antecedência do início da atividade.
centrodepesquisaeformacao@sescsp.org.br / 11 3254-5600
(Foto: Simone Scifoni)
Palestrantes
Maryclea Maues Neves
Mestre em Artes pela Universidade Federal do Pará pela UFPA. Possui graduação em Administração pela Universidade da Amazônia. Trabalha na Superintendência do IPHAN em São Paulo. Atualmente é mestranda em Preservação do Patrimônio Cultural pelo IPHAN e integrante da Repep.
(Foto: Acervo Pessoal)
Mariana Kimie Nito
Arquiteta e urbanista, especialista e mestre em Preservação do Patrimônio Cultural pelo IPHAN. Desenvolve projetos de intervenção, consultorias e ações em educação patrimonial e ilustrações. É membro da Repep- Rede Paulista de Educação Patrimonial. Atualmente é educadora no Museu da Imigração.
(Foto: Acervo Pessoal)
Karina Alves Teixeira
Educadora, historiadora e museóloga formada pela USP e Université Michel de Montaigne, Bordeaux3, França. Consultora e facilitadora social pela Alaya - Educação e Cultura. Integrante da Repep- Rede Paulista de Educação Patrimonial.
(Foto: Acervo Pessoal)
João Lorandi Demarchi
Historiador formado pela Universidade de São Paulo pela USP e, atualmente, mestrando em Geografia Humana nesta mesma universidade. Integrante da Repep- Rede Paulista de Educação Patrimonial.
(Foto: Acervo Pessoal)
Data
20/04/2018 a 25/05/2018
Dias e Horários
Sextas, 10h às 17h30.
As inscrições podem ser feitas a partir de 22 de março às 14h, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação ou nas Unidades do Sesc em São Paulo.