Atividades

A trajetória de italianos em São Paulo e a constituição do sentimento de italianidade em nosso país

Italianidade no interior paulista: percursos e descaminhos

Voltar para o início Italianidade no interior paulista: percursos e descaminhos

Programa

Tradução em Libras disponível. Faça sua solicitação no ato da inscrição, com no mínimo dois dias de antecedência da atividade.
 
Quando uma obra que aborda um tema bastante estudado e comentado, como é o caso da imigração italiana, provoca o leitor e produz novas indagações, o campo todo se revitaliza e o horizonte de entendimento é ampliado.

Tal efeito se verifica em Italianidade no interior paulista: percursos e descaminhos de uma identidade étnica (1880-1950), lançamento da Editora Unesp, em que Oswaldo Truzzi direciona suas pesquisas para as sutilezas deste processo.

Como coloca Angelo Trento no prefácio, o autor "propõe um tema até agora pouco questionado no Brasil pela historiografia imigratória e se interroga sobre os caminhos pelos quais os italianos [...] primeiro constroem e depois assimilam, em um período de setenta anos, uma identidade étnica própria, e sobre como isso incide sobre os descendentes e, até mesmo, sobre a sociedade que os acolheu".

É na formação deste sentimento de italianidade que Truzzi amarra a sua narrativa, analisando as relações entre imigrantes e negros e salientando as variadas formas de como esse fenômeno se concretizou, principalmente as diferenças entre inserções rural e urbana dessas famílias. Segue com os abalos sofridos por essa italianitá all'estero, especialmente diante da emergência do fascismo na Europa e pela política varguista durante a II Guerra Mundial. E chega na década de 90, quando os descendentes destes oriundi buscam resgatar essa identidade.

Para completar, Italianidade no interior paulista traz ainda um vasto material iconográfico para consulta.

As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.

Palestrantes

Oswaldo Truzzi

Oswaldo Truzzi

Professor da UFSCar e autor de inúmeros artigos e livros sobre história das migrações em São Paulo, dentre eles "Patrícios - sírios e libaneses em São Paulo", Italianidade no interior paulista" e "Atlas da imigração internacional em São Paulo" (co-autor), todos publicados pela Editora Unesp.
(Foto: Acervo Pessoal)

Data

07/10/2016 a 07/10/2016

Dias e Horários

Sexta, 19h às 21h

As inscrições podem ser feitas a partir de 27 de setembro, às 14h, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação ou nas Unidades do Sesc em São Paulo.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar
Bela Vista - São Paulo.

Valores

Grátis

Inscreva-se agora