Atividades

Onde o fantástico, o alumbramento e o mistério se revelam.

Janelas (encantadas) de Eduardo Galeano: contos e minicontos do autor uruguaio em que as poéticas da vida se revelam

Voltar para o início Janelas (encantadas) de Eduardo Galeano: contos e minicontos do autor uruguaio em que as poéticas da vida se revelam

Programa

Através do olhar sensível  de Galeano a vida do dia a dia é retirada do esquecimento assim como quem a tece.  E surgem, aos olhos dos leitores, os encantos e saberes das pessoas comuns, de situações e fatos da realidade.  O cotidiano se transcende nos religando a dimensões poéticas do viver, seja falando de alegrias ou dores. A terra, o homem e seus dilemas, a criança e a mulher, a velhice, a palavra, a memória, a voz, a arte e outros temas se fazem presentes de um modo potente e vital que toca o ser.

A apresentação é composta por textos do autor recolhidos nas obras “O Livro dos Abraços”; “As Palavras Andantes”, “Mulheres” e “Memórias do Fogo”. Alguns são curtos e enxutos, revelando um poder de síntese e uma precisão de palavras e imagens. Outros enveredam pelas trilhas do fantástico e, muitas vezes, apresentam e recriam estruturas e formas presentes em contos populares.


Narrando ou lendo a contadora convida ouvintes a esta paisagem que descortina.

(Crédito: Gabriel Cunha)

Palestrantes

Tininha Calazans

Tininha Calazans

Contadora de histórias, atriz, escritora e artista-educadora.  Licenciada em Educação Artística Pela UNB com Especialização em Teatro e Dança pela ECA USP.  Desde 1993 dedica-se ao Projeto Encantares pesquisando e propagando as narrativas e brinquedos tradicionais, os textos literários e as histórias de vida.
(Foto: Tomas Kolish) 

Data

19/05/2018 a 19/05/2018

Dias e Horários

Sábado, das 13h às 14h.

*Retirada de ingressos com uma hora de antecedência na Central de Atendimento do Centro de Pesquisa e Formação.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar
Bela Vista - São Paulo.

Valores

Grátis