Atividades

Jornalista usa sua experiência prática e pesquisas de ciências sociais para tentar decifrar um enigma: a natureza da mídia

Jornada pelo reino da mídia

Voltar para o início Jornada pelo reino da mídia

Programa

Tradução em Libras disponível. Faça sua solicitação no ato da inscrição, com no mínimo dois dias de antecedência da atividade.


A partir de sua trajetória no jornalismo, Antonio Cabral escreveu “Jornada pelo reino da mídia”, tendo como referencia a redação de um jornal (no caso O Estado de S. Paulo), lança-se a uma exploração sobre a vivência do trabalho cotidiano da preparação de textos consumíveis, e a uma visão sobre evolução da mídia na história cultural do Brasil. A obra contribui para a ampliação do debate sobre a mídia jornalística no País, escapando das limitações ideológicas e também da polarização  entre os que encaram a mídia apenas como negócio, com base no entretenimento, e os que defendem um controle social dessa atividade.


Segundo o autor, o método empregado permite compreender o que chamou de “correntes profundas” da mídia: a que descreve os problemas das instituições de forma sistemática (a mais conhecida e popular); a que tem sentido pragmático (típica do rádio); aquela que chamamos de “alternativa”, de linha literária, mostrando os dramas e contradições de personagens reais e não estereotipados; a de linha crítica, que acusa a “grande mídia” de distorcer a realidade social. Essas correntes dependem do que se pode chamar de “atitude social” dos jornalistas, de como enxergam sua posição na sociedade moderna e em seu país, e de como procuram transmitir essa realidade complexa, sempre com seu tipo de “discurso facilitado”.


As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do inicio da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.


 

Palestrantes

Antonio Carlos Chaves Cabral

Antonio Carlos Chaves Cabral

Foi por quase três décadas redator da Editoria Internacional do jornal O Estado de SP.  

Data

23/02/2016 a 23/02/2016

Dias e Horários

Terça, 19h30 às 21h30.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar
Bela Vista - São Paulo.

Valores

Grátis

Inscreva-se agora