Atividades

A imprensa negra e a sua contribuição crítica para o debate sobre a violência racial

Autografias
Lançamento Revista O Menelick 2° Ato Edição Zero20

Voltar para o início Lançamento Revista O Menelick 2° Ato Edição Zero20

Programa

Em sua 20° edição, a revista O Menelick 2° Ato - projeto editorial de reflexão e valorização da produção cultural e artística da diáspora negra - chega às ruas com um conteúdo focado no debate sobre a persistência e avanço do racismo na experiência social brasileira.

O eixo condutor da edição foi o questionamento apresentado pela socióloga Denise Ferreira da Silva, professora e diretora do Institute for Gender, Race, Sexuality and Social Justice da University of British Columbia (Canadá): Porque as mortes das pessoas negras não causam uma critica ética?, oriundo de sua proposição intitulada " O Evento Racial", que retoma investigações presentes em sua trajetória intelectual, entre as quais o livro "Toward a global idea of race" (University of Minnesota Press, 2007).

Entre xs colaboradorxs desta edição especial apresentamos: Amadou Kouyate ( EUA - músico e educador ), Ana Lira ( BR - artista visual e curadora) , Cidinha da Silva ( BR - Escritora ), Fabio Mandingo ( BR - escritor) , Luciane Ramos-Silva ( BR - Antropóloga e artista da dança) , Alexandre Kishimoto ( BR - Antropólogo), Flora Mota ( BR - Graduanda em gestão publica ), Amara Tabor-Smith (EUA - Coreógrafa e ativista), Betelhem Makonnen ( Etiópia - Artista visual ), Marcelo D'Salete (  BR - Artista visual ) e Thiago Consp (BR - Artista Visual).

Por ocasião do lançamento será realizada uma mesa que discutirá:

* Contextos da arte afro-brasileira contemporânea em tempos de violência racial;
* O Menelick 20° edição - Construção/ ideia/panorama da publicação;
* Imprensa negra e o confronto da violência.

Palestrantes

Ana Lira

Ana Lira

Fotógrafa e artista visual que vive e trabalha em Recife (PE). As experiências em que procura estar presente discutem viver como um político e as ações coletivas como processos de mediação. Relações de poder e implicações nas dinâmicas de comunicação estão entre seus interesses no desenvolvimento de projetos, que articulam narrativas visuais, material de imprensa, mídias impressas, publicações independentes. É especialista em Teoria e Crítica de Cultura.
(Foto: Acervo Pessoal)

Nabor Jr.

Nabor Jr.

Fundador e diretor da revista O Menelick 2º Ato, é jornalista especializado em jornalismo cultural e fotógrafo.
(Foto: Acervo Pessoal)

Luciane Ramos Silva

Luciane Ramos Silva

Doutoranda em Artes da Cena pela Unicamp, graduada em Ciências Sociais pela USP e mestra em antropologia social pela Unicamp. É membra do Conselho Editorial da Revista OMenelick2Ato e gestora de projetos do Acervo África.
(Foto: Acervo Pessoal)

Data

15/12/2017 a 15/12/2017

Dias e Horários

Sexta, 19h às 21h30

As inscrições podem ser feitas a partir de 28 de novembro às 14h, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação ou nas Unidades do Sesc em São Paulo.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar
Bela Vista - São Paulo.

Valores

Grátis

Inscreva-se agora