Letramentos em contextos educativos
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Tradução em Libras disponível. Faça sua solicitação no ato da inscrição, com no mínimo dois dias de antecedência da atividade.
Usos intensivos da leitura e da escrita nos mais diversos contextos de interação humana têm contribuído para a centralidade contemporânea das denominadas "práticas de letramento" - práticas sociais de uso da leitura e da escrita - na produção e circulação de informações, assim como no acesso a discursos hegemônicos ou plurais.
Considerando as sociedades atuais nas quais circulam velozmente informações não verbais, verbais e multimodais, produzidas por agentes diversificados, ligados a instâncias mais ou menos legitimadas socialmente, este curso tem o objetivo de trazer à discussão o conceito de letramento em uma perspectiva antropológica, cultural e linguística.
A intenção é contribuir para uma compreensão mais ampla das práticas e eventos de letramento que se realizam nos contextos educativos da escola e fora dela, e das implicações decorrentes para as mediações pedagógicas.
E ainda, problematizar práticas pedagógicas que abordem a leitura e a escrita em variados contextos educativos, a fim de vislumbrar interfaces produtivas entre os usos da escrita que neles se realizam e possibilidades de mediação pedagógica significativas para a formação dos sujeitos, tendo em vista as circunstâncias sociais que fundam os atos de ler e escrever.
As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.
(Foto: Divulgação)
Palestrantes
Clecio Bunzen
Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco, mestrado e doutorado em Lingüística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente, é professor do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino da UFP e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UNIFESP.
Bibliografia
GALVÃO, Ana Maria et al. (orgs.) (2007). História da cultura escrita: séculos XIX e XX. Belo Horizonte: Autêntica.
MARINHO, Marildes; CARVALHO, Gilcinei Teodoro (orgs.). (2010). Cultura escrita e letramento. Belo Horizonte: Editora da UFMG.
MENDONÇA, M. e BUNZEN, C. (2015). Letramentos em contexto educativos não escolares: os jovens, a leitura e a escrita. São Paulo: Ação Educativa. Disponível em http://www.acaoeducativa.org/images/stories/pdfs/letramentos_juventude.pdf . Acesso em 28/03/2016.
RIBEIRO, V. M.; LIMA, A. L. D. e BATISTA, A. A. G. (orgs.). (2015). Alfabetismo e letramento no Brasil: 10 anos do Inaf. Belo Horizonte: Autêntica.
ROJO, R. H. R.; MOURA, E. (Orgs.) (2012). Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola. ______ (2009). Letramentos mu¿múltiplos, escola e inclusão social. São Paulo: Parábola.
STREET, B. (2014). Letramentos sociais: abordagens críticas do letramento no desenvolvimento, na etnografia e na educação. São Paulo: Parábola.
Data
30/08/2016 a 02/09/2016
Dias e Horários
Terça a Sexta, 15h às 18h