Atividades

Diálogo crítico travado por Benjamin com a Escola de Frankfurt, e autores como Baudelaire, Proust, Kafka e Brecht

Limiar, aura e rememoração

Voltar para o início Limiar, aura e rememoração

Programa

Os quatorze ensaios de Jeanne Marie Gagnebin reunidos no livro Limiar, aura e rememoração. Ensaios sobre Walter Benjamin, ao mesmo tempo em que retomam temas os quais a autora tem se dedicado — como o exame das relações entre escrita, morte, memória e transmissão —, desenham um percurso investigativo do pensamento do filósofo alemão.  A obra revela de que modo, e sob quais questões estéticas, teológicas, filosóficas e políticas, configurou-se a visão materialista de Walter Benjamin — a qual, se pontua as transformações da memória e da percepção operadas pelo capitalismo, não deixa de explorar as rupturas no tecido da história, e do pensamento, que inspiram uma outra experiência de modernidade. Nesta palestra a autora compartilha com o público, as reflexões tecidas na obra.

As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do inicio da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.

Palestrantes

Jeanne Marie Gagnebin

Jeanne Marie Gagnebin

Doutora em Filosofia pela Universidade de Heidelberg (Alemanha). É professora de filosofia na PUC/SP e em teoria literária na Unicamp.

Bibliografia

Benjamin, Walter. Sobre o conceito de história, O narrador e Baudelaire. In: Obras escolhidas, vol. 1  e 3. São Paulo: Ed. Brasiliense, 1985.

Certeau, Michel de. A Escrita da história. São Paulo: Ed. Forense Universitária, 1982. 

Kafka, Franz. Narrativas de Um médico rural e Narrativas do espólio. Trad. Modesto Carone. São Paulo: Ed. Companhia das Letras, 2002.

Löwy, Michael. Walter Benjamin, aviso de incêndio. Uma leitura das teses “sobre o conceito de história”. São Paulo: Ed. Boitempo, 2005.

Proust, Marcel.  Em busca do tempo perdido.  São Paulo: Ed. Globo, 2006, 7 volumes, vários tradutores.

Ricoeur, Paul. A memória, a história e o esquecimento. Campinas : Ed. Unicamp, 2007.

Safatle, Vladimir e Teles Edson (orgs.). O que resta da ditadura. São Paulo: Ed. Boitempo, 2010.

 

Data

28/07/2015 a 28/07/2015

Dias e Horários

Terça, 19h às 21h.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar
Bela Vista - São Paulo/SP

Valores

Grátis

Inscreva-se agora