Atividades

Aspectos da cultura gaucha

Limites e possibilidades da cultura fronteiriça

Voltar para o início Limites e possibilidades da cultura fronteiriça

Programa

Encontro que aborda o panorama do contexto sócio histórico e cultural da região do Pampa, composta por campos nativos que se estendem pelo estado do Rio Grande do Sul, pelo Uruguay e pela Argentina. Será apresentada também a metodologia desenvolvida pelo Sesc São Paulo denominada "Documento de Identidade Cultural", tecnologia social fundamentada no relacionamento, na escuta, no protagonismo da comunidade, no diagnóstico participativo e na definição conjunta da principal demanda local visando a documentação de variadas formas de manifestação cultural.

Essa metodologia foi utilizada pelo Sesc Interlagos para a concepção do projeto "Gaúchos e Gauchos" cuja exposição retratou a vida, tradição e cultura gaúcha expondo imagens de rostos, paisagens e cenas de trabalho, em diversas dimensões registradas no Rio Grande do Sul, Uruguai e Argentina.

As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.

Condições especiais de atendimento, como tradução em libras, devem ser informadas por email ou telefone, com até 48 horas de antecedência do início da atividade.
centrodepesquisaeformacao@sescsp.org.br / 11 3254-5600

(Foto: Karla Priscila)

Palestrantes

Marina Marcela Herrero

Marina Marcela Herrero

Bacharel em Dança pela Escuela de Danza y Estudios Coreográficos de Bahia Blanca - Argentina, indigenista, pesquisadora e gestora cultural. 

(Foto: Gabriela Neves)

Maria Helena Martins

Maria Helena Martins

Graduada e mestre em Letras pela UFRGS, doutora em Teoria Literária e Literatura Comparada (FFLCH/USP). Criou o Centro de Estudos de Literatura e Psicanálise Cyro Martins (CELPCYRO), do qual é Diretora de Cultura, Humanidades e Literatura.
(Foto: Cláudia Dambrós)

Data

30/11/2017 a 30/11/2017

Dias e Horários

Quinta, 19h30 às 21h30

As inscrições podem ser feitas a partir de 26 de outubro às 14h, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação ou nas Unidades do Sesc em São Paulo.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar
Bela Vista - São Paulo.

Valores

Grátis

Inscreva-se agora