Atividades

Dos motivos próximos às raízes profundas dessa antiga e presente prática.

Linchamentos: a justiça popular no Brasil

Voltar para o início Linchamentos: a justiça popular no Brasil

Programa

O Brasil está entre os países que mais lincham no mundo. Nos dias de hoje, há aqui um linchamento ou tentativa por dia. Essas ações, motivadas por atos gravíssimos, culminam no trucidamento violento dos acusados e não têm sido raros, entre nós, os linchamentos motivados por medos arcaicos, temores sem fundamento ou descrença nas instituições responsáveis pelo policiamento e pela Justiça. Os linchamentos evidenciam a crise da ordem social. O imaginário do medo cria as situações, os cenários e as ações da justiça supressiva da turba enlouquecida. A crueldade da multidão é demarcada e regulada por valores e procedimentos do justiçamento arcaico, que nos remetem a normas e critérios da Inquisição. Pouco diferem os nossos linchamentos de hoje dos que entre nós já eram praticados desde o primeiro de que se tem notícia, em 1585.


As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do inicio da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.

(Foto: Divulgação)

Palestrantes

José de Souza Martins

José de Souza Martins

Sociólogo pela USP, Professor Emérito da FFLCH, Fellow de Trinity Hall e Professor da Cátedra Simon Bolivar da Universidade de Cambridge (1993-1994), membro da Junta de Curadores ido Fundo Voluntário da ONU contra as Formas Contemporâneas de Escravidão (Genebra, 1996-2007). Foi membro do Conselho Superior da Fapesp (2007-2019). É Pesquisador Emérito do CNPq. Entre outros livros, autor de O Cativeiro da Terra, A Chegada do Estranho, A Sociabilidade do Homem Simples, A Aparição do Demônio na Fábrica, As Duas Mortes de Francisca Júlia, A Chegada do Estranho, Sociologia do Desconhecimento, Capitalismo e Escravidão na Sociedade Pós-Escravista. Membro da Academia Paulista de Letras.
(Foto: Acervo Pessoal)

Data

10/06/2015 a 10/06/2015

Dias e Horários

Quarta, 19h30 às 21h30.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 
4º andar do prédio da FecomércioSP 
Bela Vista - São Paulo/SP

Valores

Grátis