Atividades

Conflitos identitários e das novas tecnologias

Linguagem e cultura na construção da identidade do sem-terra

Voltar para o início Linguagem e cultura na construção da identidade do sem-terra

Programa

Tradução em Libras disponível. Faça sua solicitação no ato da inscrição, com no mínimo dois dias de antecedência da atividade.
 
Os conflitos identitários existentes no MST gerados pelo uso da língua inglesa e das novas tecnologias na articulação de uma resistência local e global a forças culturais, políticas e sociais hegemônicas estão no centro do debate do livro "E enxada e a caneta: linguagem e cultura na construção da identidade do sem-terra" (Humanitas, 2016). A discussão se apoia sobre quatro temas principais: cultura, identidade, línguas e novas tecnologias.

Globalização e nacionalismo são temas também abordados, já que o MST produz um forte discurso em favor das tradições culturais nacionais. Perspectivas que desconstroem as generalizações e os estereótipos frequentemente encontrados nos vieses iluministas de trabalhos que focalizam o que está à margem.

Uma ênfase nos conflitos mostra que elas podem ser úteis para a promoção de reflexões e reconsiderações acerca dos conceitos de linguagem, cultura e identidade. No caso do MST, contribuem para intensificar a pluralidade do movimento, e tanto refletem quanto definem as identidades dos sem-terra.
 
As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.

(Foto: Francisco Rojas)

Palestrantes

Vanderlei José Zacchi

Vanderlei José Zacchi

Professor do Departamento de Letras Estrangeiras da UFS. 
(Foto: Simone Batista)

Data

06/10/2016 a 06/10/2016

Dias e Horários

Quinta, 19h30 às 21h30

As inscrições podem ser feitas a partir de 27 de setembro, às 14h, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação ou nas Unidades do Sesc em São Paulo.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar
Bela Vista - São Paulo.

Valores

Grátis

Inscreva-se agora