Atividades

Ciclo de conferências discute a democracia e a representação tendo como ponto de partida a Revolução Francesa

Luzes, Democracia e Representação - As crises das democracias modernas. Cidades sem cidadãos?

Voltar para o início Luzes, Democracia e Representação - As crises das democracias modernas. Cidades sem cidadãos?

Programa

Tradução em Libras disponível. Faça sua solicitação no ato da inscrição, com no mínimo dois dias de antecedência da atividade.

Haverá tradução simultânea.

Este encontro faz parte do ciclo Luzes, Democracia e Representação e é parte integrante do evento de mesmo nome que ocorre na PUC-SP por iniciativa dos GT´s de Ética e Filosofia Política (CNPq/Anpof) e CER - Centro de estudos Rousseau da PUC-SP.

Como parte do ciclo teremos outros dois encontros:

14/09/16 - A Utopia da Representação
Com Renato Lessa.

09/11/16 - As mulheres e as luzes
Com Dominique Godineau.

O mundo contemporâneo está a exigir cada vez mais um aprofundamento reflexivo de suas questões éticas e políticas.

Em um momento em que, na esfera mundial, os socialistas são acusados de fazerem o jogo do grande capital e os liberais de se submeterem ao imperialismo americano e, por outro lado, na esfera nacional, assistimos a um impeachment justificado pela ação das "forças do bem" contra as "forças do mal", faz-se urgente uma reflexão crítica sobre a democracia e a representação.

Assim, o objetivo deste ciclo de conferências é, de um lado, retomar uma tradição teórica entre as Luzes, a representação e a democracia, e de outro, destacar e aprofundar essa discussão ao retomar dois pensadores fundamentais para essa reflexão, Jean-Jacques Rousseau e Imanuel Kant, bem como ali resgatar a atuação de uma categoria de atores sociais - as mulheres - mas à qual a cidadania foi negada.

Enfim, parafraseando Giles Deleuze, é preciso pensar em tempos difíceis. É preciso pensar sobre eles - o nosso tempo é um tempo difícil - como também a reflexão é uma boa saída para tempos conflitantes. Hoje, nestes tempos de extrema desigualdade apesar de toda a riqueza produzida, nacionalismos e xenofobia são saídas muito fáceis e sedutoras, mas de uma incalculável tragicidade para a humanidade. E, frente a esse cenário, é que hoje, passados três séculos, a pergunta por que retomar o pensamento iluminista particularmente nessa relação entre as luzes, a Revolução Francesa, a democracia e a representação, se impõe.  Portanto, como lembra Tzvetan Todorov, é preciso refletir sobre a atualidade das Luzes sem caricaturas: de um lado - o século XVIII seria responsável pelos "desvios modernos" como o racionalismo, o cientificismo, o individualismo e outros "ismos" - e de outro, a responsabilidade das luzes pelo colonialismo do século XIX, pelos sistemas totalitários do século XX.

O grande desafio, então, é retomar essa discussão sobre as Luzes e seu evento principal, a Revolução Francesa, para evitar uma análise reducionista.
Aquilo que a Revolução Francesa representa provocou uma ruptura sob vários aspectos e, embora o objetivo das atividades propostas não seja a retomada dos acontecimentos históricos, é preciso, de outro lado, indagar pelos seus fundamentos filosóficos, para melhor compreender que valores ali se forjaram e que embasaram as noções de igualdade, liberdade, representação e democracia.

O orgulho pela democracia como modelo privilegiado de poder posto que decorre da vontade popular, tem sua origem no movimento filosófico que removeu o entulho do mundo ocidental a partir do século XVIII.

A luta da luz (razão/liberdade) contra as trevas (ignorância/opressão) se resolveu com a vitória da primeira sobre a segunda. No entanto, a história mostra que a intolerância, o despotismo, a violência não estão definitivamente derrotados e reaparecem sempre e cada vez mais cinicamente aperfeiçoados, muito embora continuemos a afirmar os postulados universais dos valores ocidentais.

As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.

(Ilustração: A Liberdade guiando o povo - Eugène Delacroix)

Palestrantes

Blaise Bachofen

Blaise Bachofen

Professor da Université de Cergy-Pontoise. Especialista em Filosofia política e jurídica com interesse especial em Rousseau.
(Foto: Acervo Pessoal)

Data

06/10/2016 a 06/10/2016

Dias e Horários

Quinta, das 19h30 às 21h30

As inscrições podem ser feitas a partir de 20 de setembro, às 14h, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação ou nas Unidades do Sesc em São Paulo.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar
Bela Vista - São Paulo.

Valores

Grátis

Inscreva-se agora