Atividades

Uma aposta educativa junto à criança e adolescente vulnerabilizados.

Metodologia de Ação Educativa do Projeto Meninos de Rua

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Programa

Em tempos sombrios de percepção do aumento da violência que envolve o segmento da população infantil e adolescente mais empobrecida, é importante difundir uma sistematização de acolhimento e ação educativa, que se contrapõe às medidas repressivas e de retrocessos na conquista de sua cidadania.


O trabalho metodológico do Sistema Preventivo de Educação apresentado no livro “Metodologia de Ação Educativa do Projeto Meninos de Rua” (Associação Beneficente Amar, 2015) está apoiado em fundamentos teóricos, de filosofia e de procedimentos, distinto de um método fechado e pronto. Essa metodologia está aberta à urgência de uma ordenação de práxis de uma ação-reflexão, ação-teoria integrada que mostra caminhos e políticas de maior justiça social e de proteção que considere a dignidade de pessoa.


As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do inicio da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.

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Foto: Acervo-Associacao-Beneficente-AMAR

Palestrantes

Ilda Lopes Rodrigues Silva

Ilda Lopes Rodrigues Silva


Assistente Social, livre docente em Serviço Social pela Universidade Gama Filho. Diretora Técnica do Centro Brasileiro de Cooperação e Intercâmbio de Serviços Sociais. Professora da PUC/Rio. Coautora de “Metodologia de Ação Educativa do Projeto Meninos de Rua”.


Bibliografia

ARENDT, H. A Condição Humana. Rio de Janeiro. Editora Forense Universitária. 10ª Ed., 2001.


BOBBIO, Norberto. A Era dos Direitos. Rio de Janeiro. Editora Campus/Elsevier, 7ª Tiragem, 1992.


CEDECA – RIO DE JANEIRO – Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente. Estatuto da Criança e do Adolescente, Lei Federal nº 8.069, de 13 de julho de 1990, com a Lei do SINASE, Lei Menino Bernardo e endereços dos Conselhos Tutelares do Estado do Rio de Janeiro. CEDECA – RIO DE JANEIRO, RJ. Versão Atualizada 2015.


FISTAROL, O. C. Sistema Preventivo e Direitos Humanos. Brasília: CISBRASIL/CIB, 2009.


FREIRE, Paulo. Educação e Mudança. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.


NANNI, C. O Sistema Preventivo de D. Bosco, Hoje: Rede Salesiana de Escolas, CISBRASIL/CIB, 2014.


RIZZINI, Irene et al. Estudos contemporâneos sobre a infância e paradigmas de direitos. Reflexões com base nas vozes de crianças e adolescentes em situação de rua no Rio de Janeiro, in O Social em Questão. Rio de Janeiro, PUC-Rio, Departamento de Serviço Social, nº 21, dezembro de 2009.


SILVA, Ilda Lopes Rodrigues da. COORDENAÇÃO Executiva da AMAR. Metodologia de Ação Educativa do Projeto Meninos de Rua. Rio de Janeiro: Associação Beneficente AMAR, 2015.

Data

11/12/2015 a 11/12/2015

Dias e Horários

Sexta, 19h às 21h.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar
Bela Vista - São Paulo.

Valores

Grátis

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