Atividades

Uma história do campesinato negro no Brasil

Mocambos e quilombos

Voltar para o início Mocambos e quilombos

Programa

Tradução em Libras disponível. Faça sua solicitação no ato da inscrição, com no mínimo dois dias de antecedência da atividade.
 
A proposta da palestra é pensar as formações camponesas no Brasil desde o período colonial, especialmente durante a escravidão.
Diante da emergência de milhares de comunidades negras rurais remanescentes de quilombos em todo o Brasil, será discutida a formação dos quilombos desde o século XVI atravessando o período do pós-emancipação.
Como viviam os camponeses? Quem eram? O que aconteceu no pós-abolição? Quais as articulações entre passado e presente das populações camponesas negras no Brasil?
Estas e outras questões serão analisadas a partir de um amplo painel histórico.
 
As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.

Palestrantes

Flávio dos Santos Gomes

Flávio dos Santos Gomes

Doutor em História Social pela UNICAMP e professor permanente no Instituto de História da UFRJ. Tem publicado livros, coletâneas e artigos em periódicos nacionais e estrangeiros, atuando nas áreas de Brasil colonial e pós-colonial, escravidão, amazônia, fronteiras, quilombos, campesinato e pós-emancipação. Vários dos seus livros ganharam os prêmios Brasil-Portugal (1999), Arquivo Nacional (em 1993 e 2002), Casas de Las Americas (em 2006 e 2009) e Jabuti (2022).
(Foto: Acervo Pessoal)

Data

14/09/2016 a 14/09/2016

Dias e Horários

Quarta, 19h às 21h.

As inscrições podem ser feitas a partir de 25 de Agosto, às 14h, pelo site do Centro de Pesquisa e Formação ou nas Unidades do Sesc em São Paulo.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar
Bela Vista - São Paulo.

Valores

Grátis