Modernismo brasileiro e cinema
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Tradução em Libras disponível. Faça sua solicitação no ato da inscrição, com no mínimo dois dias de antecedência da atividade.
A literatura cinematográfica tradicional afirma que o Modernismo não se voltou com o mesmo interesse renovador para a arte da imagem e do movimento, apesar do caso de Limite, dirigido pelo poeta Mário Peixoto.
Entretanto, para colocar um contraponto, o curso investiga autores e obras literárias do movimento influenciados por formas cinematográficas, como é o caso do teatro de Oswald de Andrade e sua concepção de montagem literária, tributária direta da obra de Eisenstein; a crítica de Mário de Andrade aos filmes de José Medina e Humberto Mauro; de Carlos Drummond de Andrade e a paixão por Chaplin; Manuel Bandeira e o interesse pelo mitológico filme brasileiro Barro Humano; Guilherme de Almeida e o exercício de uma crítica empenhada em descrever os filmes, os espectadores e sua época.
As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.
(Foto: Domínio Público)
Palestrantes
Adilson Mendes
Historiador com doutorado pela ECA-USP. Autor de Trajetória de Paulo Emilio (Ateliê, 2013).
(Foto: Acervo Pessoal)
Data
07/12/2016 a 09/12/2016
Dias e Horários
Quarta e Sexta, 19h30 às 21h30
As inscrições podem ser feitas a partir de 25 de novembro, às 14h, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação ou nas Unidades do Sesc em São Paulo.