Atividades

Curso problematiza a cisão entre as práticas musicais profissionais e amadoras

Música no dia-a-dia: tensões entre o diletante e o profissional

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Programa

O curso discute os limites da ideia amplamente disseminada de que o fazer musical é assunto de profissionais especialistas, os chamados “músicos”, por oposição aos ouvintes/consumidores (que, no melhor dos casos, se percebem e são percebidos como músicos diletantes). O fato de que algumas pessoas se definam como músicos marca uma categoria ocupacional – e não ontológica. Para além de uma discussão teórica sobre os pressupostos e as implicações dessa cisão conceitual, o curso pretende apresentar diferentes práticas musicais contemporâneas em que o produtor e o consumidor de música se confundem mais do que se distinguem. Veremos, ao longo de 6 aulas, como em campos tão variados quanto o rap, a música erudita, a canção popular urbana e as manifestações e festas populares, a música se mostra presente como objeto de consumo e material para criação no dia-a-dia tanto dos chamados profissionais quanto dos ditos diletantes.

 

13/10 - A música no dia-a-dia: apresentação 

A aula que abre o ciclo discute e desmistifica a ideia principal que orienta as demais sessões do curso: a de que o fazer musical é assunto de profissionais especialistas. Segundo essa lógica, os músicos seriam seres singulares, detentores de um talento ou “dom” que os distingue dos ouvintes/consumidores. Esta aula reconstrói criticamente a história desta concepção.

 

Com Ricardo Teperman. 

 

20/10 - O que lembro, tenho

Apresentando áudios e vídeos registrados em diversos estados brasileiros, a aula traz um panorama de nossas tradições populares hoje. Serão discutidas questões como a memória, as ferramentas criativas da transmissão oral, construção coletiva/autoria/recriação, entre outras.

 

Com Renata Amaral. 

 

27/10 - O Canto Coral como um fazer musical local: teoria e prática

A aula vai abordar a legitimação das práticas musicais amadoras com ênfase no canto coral, problematizando os programas sociais de inclusão e a divisão entre alta e baixa cultura. Inclui parte prática (princípios de técnica vocal; prática do canto coletivo em uníssono e polifônico, a cappella).

 

Com Marcos Câmara Castro. 


03/11 - A fabricação do funk nas periferias de São Paulo

Apresentação da pesquisa que resultou no curta-metragem Fabrik Funk sobre o processo de gravação e difusão do funk em Cidade Tiradentes, periferia de São Paulo. Inclui exibição do curta-metragem.

 

Com Rose Satiko Gitirana Hikiji. 

 

10/11 - Entorno do MP3: criação e cultura musical no XXI

Esta aula se propõe a investigar e sistematizar algumas narrativas que se criaram em torno das práticas de compartilhamento de arquivos, da criação de mashup e remix e das noções de autor e autoria no mundo do MP3.

 

Com Cacá Machado.

 

17/11 - A Rua é Noiz - Batalhas de Freestyle 

Segundo seus praticantes, o freestyle é uma vertente do rap que se caracteriza por ser "feita na hora". Pode acontecer de diversas formas, por exemplo, no formato de “batalha”. Nesta aula, discutiremos a prática do freestyle, tomando como exemplo a “mítica” batalha entre Emicida e Cabal e refletindo sobre a presença do rap no Brasil hoje.

 

Com Ricardo Teperman.


Foto: Sylvia Caiuby Novaes

As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do inicio da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.

Palestrantes

Renata Amaral

Renata Amaral

Idealizadora do projeto, é uma das principais expertises em cultura tradicional brasileira, desde 1991 viaja pelo Brasil formando um dos maiores acervos de cultura tradicional. (Foto: Acervo pessoal)

Marcos Câmara Castro

Marcos Câmara Castro

Compositor e Professor Doutor do Departamento de Música da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP de Ribeirão Preto (SP). É líder do grupo de pesquisa (CNPq) EsTraMuSE: estudos transdisciplinares em música, sociedade, educação.

Rose Satiko Gitirana Hikiji

Rose Satiko Gitirana Hikiji

Professora do Departamento de Antropologia da USP. Realizou diversos filmes etnográficos, entre eles Fabrik Funk (2015). É coordenadora do LISA (Laboratório de Imagem e Som em Antropologia da USP) e do PAM (Pesquisas em Antropologia Musical da USP).

Cacá Machado

Cacá Machado

Historiador e compositor, é atualmente professor do Departamento de Música do Instituto de Artes da UNICAMP. Autor dos livros O enigma do homem célebre: ambição e vocação de Ernesto Nazareth (São Paulo, IMS, 2007), e do CD/LP Eslavosamba (YB Music/Circus, 2013).

Data

13/10/2015 a 17/11/2015

Dias e Horários

Terças, 10h30 às 13h.

Local

Valores

R$ 18,00 - credencial plena: trabalhador do comércio de bens, serviços e turismo matriculado no Sesc e dependentes
R$ 30,00 - pessoa com mais de 60 anos, pessoa com deficiência, estudante e professor da rede pública com comprovante
R$ 60,00 - inteira