Nelson Rodrigues: o fracasso do moderno no Brasil
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Tradução em Libras disponível. Faça sua solicitação no ato da inscrição, com no mínimo dois dias de antecedência da atividade.
O objetivo da palestra é apresentar uma leitura histórica dos textos teatrais de Nelson Rodrigues, produzidos entre 1940 e 1970, de modo a compreender os significados históricos e sociais que motivaram a sua elaboração no tempo, bem como repensar a sua obra não-teatral a partir das releituras efetuadas pelo Cinema Novo e pelas encenações teatrais contemporâneas, sobretudo do romance "O casamento" (1966).
A proposta é ampliar as perspectivas sobre o autor e se desvencilhar de alguns preconceitos e estereótipos que rondam a sua obra. Para tanto, a análise proposta preocupa-se em ler sua produção teatral dentro de um determinado tempo-espaço histórico específico e no conjunto de sua obra literária e jornalística (romances, contos, crônicas e memórias).
Nelson Rodrigues foi considerado o pai da moderna dramaturgia brasileira pelos críticos teatrais de seu tempo, mas como sua obra pode ser analisada na perspectiva do fracasso do moderno no Brasil? É a essa pergunta ou contradição fundamental que a palestra buscara responder e que parece fundamental para o tempo presente ao questionarmos os rumos e os obstáculos da modernidade no Brasil.
As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.
Palestrantes
Alexandre Pianelli Godoy
Mestre e doutor em História Social pela PUC-SP. Professor do departamento de História da UNIFESP. Autor de “Nelson Rodrigues: o fracasso do moderno no Brasil” (Alameda Editoral/FAPESP).
(Foto: Acervo Pessoal)
Data
26/10/2016 a 26/10/2016
Dias e Horários
Quarta, 19h às 21h
As inscrições podem ser feitas a partir de 27 de setembro, às 14h, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação ou nas Unidades do Sesc em São Paulo.