Atividades

As Imagens do Inconsciente, significação simbólica e beleza estética.

Nise da Silveira: caminhos de uma psiquiatra rebelde

Voltar para o início Nise da Silveira: caminhos de uma psiquiatra rebelde

Programa

A biografia ilustrada de Nise da Silveira escrita por Luiz Mello, documenta a vida da psiquiatra brasileira considerada entre uma das mais importantes do mundo, oferecendo uma ampla visão da trajetória de sua vida, desde a infância em Alagoas até a morte no Rio de Janeiro em 1999, aos 94 anos de idade.

Após ter sido presa por dois anos durante a ditadura Vargas, ela contestou e colaborou para a transformação dos paradigmas da psiquiatria, criando instituições inovadoras como a Casa das Palmeiras, primeiro espaço terapêutico em regime de externato, que tornou-se referência para os atuais Centros de Atenção Psicossocial do Brasil e o Museu de Imagens do Inconsciente, um espaço de estudos e pesquisas que extrapolou a área das ciências, destacando-se também no mundo das artes visuais.

O autor, que conviveu com ela em seus últimos 26 anos, escreveu a partir de textos retirados de anotações pessoais da psiquiatra, entrevistas e depoimentos em diversas formas de mídia. Soma-se a isso fotografias, documentos, correspondências, manuscritos, sonhos e pensamentos. Neste encontro o autor reflete sobre as principais questões que fazem parte da desta fotobografia, bem como da obra Nise da Silveira.

Bibliografia

Ensaio sobre a criminalidade da mulher no Brasil. Tese apresentada à Faculdade de Medicina da Bahia. Imprensa Oficial do Estado, 1926.

Jung, vida e obra. José Álvaro (ed.). Atualmente na 10a edição. 1a edição em 1968.

Terapêutica ocupacional – teoria e prática. Edição Casa das Palmeiras, Rio de Janeiro, 1979.

Os cavalos de Octávio Ignácio. Funarte, 1980. Fotografia de Humberto Franceschi.

Coleção Museus Brasileiros Vol. 2 – Museu de Imagens do Inconsciente Funarte, 1980. 

A interpretação dos contos de fada. Prefácio para a edição portuguesa, de Marie-Louise von Franz, Ed. Achiamé, 1981.

Imagens do Inconsciente. Editorial Alhambra, Rio de Janeiro. 1a edição: 1981. 3a edição: 1987.

Casa das Palmeiras: a emoção de lidar. Coordenação e prefácio de uma experiência em psiquiatria. Alhambra, 1986.

A Farra do Boi – do sacrifício do touro na Antiguidade à Farra do Boi catarinense. Publicação do Grupo de Estudos C. G. Jung – Coordenação dra. Nise da Silveira. Numen Editora, 1989.

Um homem em busca do seu mito. In: Artaud. A nostalgia do mais. Númem Editora, 1989 – Com Rubens Corrêa, Marco Lucchesi e Milton Freire.

Cartas a Spinoza. Editora Numem, 1990. Editora Francisco Alves, 1995.

O mundo das imagens. Editora Ática, 1992.

Gatos: a emoção de lidar. Léo Christiano Editorial. Rio de janeiro, 1998.

(Foto: arquivo Nise Silveira)

As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do inicio da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.

Palestrantes

Luiz Carlos Mello

Luiz Carlos Mello

Começou a trabalhar como colaborador de Nise da Silveira em 1974. Desde essa época vem desenvolvendo, organizando e divulgando o acervo do Museu de Imagens do Inconsciente e as pesquisas ali realizadas. Dirigiu quinze documentários audiovisuais que sintetizam algumas das principais pesquisas realizadas no museu. (Foto: Miguel Rio Branco)

Data

09/09/2015 a 09/09/2015

Dias e Horários

Quarta, 19h às 21h.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar 
Bela Vista - São Paulo/SP

Valores

Grátis.