Atividades

Experiências do Brasil e dos Estados Unidos

Conferências e Seminários
Novas Estratégias e Tendências para a Gestão Cultural

Voltar para o início Novas Estratégias e Tendências para a Gestão Cultural

Programa

Sesc São Paulo, Santa Marcelina Cultura e Consulado Geral dos Estados Unidos em São Paulo se unem para promover o Seminário Internacional ‘Novas Estratégias e Tendências para a Gestão Cultural: Experiências do Brasil e dos Estados Unidos’.

Algumas práticas recentes inspiraram as três instituições na elaboração dos temas que reunirão especialistas brasileiros e norte-americanos em diferentes atividades ao longo de dois dias. Pretende-se criar oportunidades de intercâmbio, aprendizado e discussão de novas ideias, estratégias e tendências de forma a contribuir para a melhoria da qualidade do acesso à cultura e, notadamente, para a sustentabilidade das instituições, ações culturais e do setor como um todo, tendo em vista o cenário atual de crise econômica e, ao mesmo tempo, a crescente demanda de oferta cultural no país.

Programação
6/11
9h30 - Credenciamento e Welcome Coffee.

10h às 10h30 - Boas-Vindas
• Representante do Consulado Geral dos Estados Unidos em São Paulo
• Irmã Rosane Ghedin, Diretora-Presidente da Santa Marcelina Cultura
• Danilo Santos Miranda, Diretor Regional do SESC São Paulo

10h30 às 11h30 - Cultura: Investir ou Investir-se?
Mario Sérgio Conti entrevista Samuel Mac Dowell de Figueiredo, Fundador e Diretor do Instituto Baía dos Vermelhos

11h30 às 12h30 - Panorama sobre Doações e Impacto no Brasil
Paula Fabiani, Diretora-Presidente do IDIS – Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social

• 12h30 às 14h: Intervalo para almoço

14h às 15h30 - Painel: Tendências para a Gestão Cultural no Brasil
Danilo Santos Miranda, Diretor Regional do SESC São Paulo.
Eduardo Saron, Fórum Brasileiro pelos Direitos Culturais.
Paulo Zuben, Diretor Artístico-Pedagógico da Santa Marcelina Cultura e Diretor-Presidente da Associação Brasileira de Organizações Sociais de Cultura.
Moderadora: Claudia Toni.

15h30 às 16h: Coffee Break

16h às 17h30 - Painel: Novas Estratégias para Gestão Cultural nos Estados Unidos.
Anne Pastemak, Diretora Shelby White and Leon Levy do Brooklyn Museum (tbc).
Mark Murtagh, Fundador e CEO da The Greatest Works Agency.
Janera Solomon, Diretora Executiva do Kelly Strayhorn Theater (tbc)
Moderador: Christopher Mossey..

17h30 às 19h: Networking Cocktail

7/11
9h30: Credenciamento e Welcome Coffee.

10h às 11h: Advocacy como ferramenta de engajamento cultural.

Pedro Hartung, Advogado e Coordenador de Advocacy do nstituto Alana
Randy Cohen, Vice Presidente de Pesquisa e Política da Americans for the Arts
Moderador: Mauricio Cruz

Workshops
11h às 13h
Sala 1 - Doação de Pessoas Físicas
Anne Pastemak, Diretora Shelby White and Leon Levy do Brooklyn Museum (tbc)
Paulo Vicelli, Diretor de Relações Institucionais da Pinacoteca do Estado

Sala 2 - Engajamento Comunitário
Janera Solomon, Diretora Executiva do Kelly Strayhorn Theater (tbc)
Isabel Santos Mayer, Coordenadora de Projetos do IBEAC – Instituto Brasileiro de Estudos e Apoio Comunitário

13h às 14h30: Intervalo para Almoço

14h30 às 16h30
Sala 1 – Receita Não-Filantrópica
Mark Murtagh, Fundador e CEO da The Greatest Works Agency
Rogério Oliveira, Diretor e Fundador da Yunus no Brasil

Sala 2 – Mensuração de Impacto
Randy Cohen, Vice Presidente de Pesquisa e Política da Americans for the Arts
Raquel Altemani, Gerente de Projetos do IDIS – Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social

16h30 às 17h: Coffee Break

17h às 18h: Conclusões e considerações finais
Centro de Pesquisa e Formação do Sesc

18h: Encerramento

As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.


Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, audiodescrição, entre outros, solicite por e-mail ou telefone, com até 48 horas de antecedência do início da atividade. centrodepesquisaeformacao@sescsp.org.br / 11 3254-5600

Data

06/11/2018 a 07/11/2018

Dias e Horários

Terça e Quarta, 9h30 às 19h.

As inscrições podem ser feitas a partir de 25 de Outubro, às 14h, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação ou nas Unidades do Sesc em São Paulo.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar
Bela Vista - São Paulo.

Valores

R$ 18,00 - credencial plena: trabalhador do comércio de bens, serviços e turismo matriculado no Sesc e dependentes
R$ 30,00 - pessoa com mais de 60 anos, pessoa com deficiência, estudante e professor da rede pública com comprovante
R$ 60,00 - inteira