Atividades

Cazuza, Renato Russo e a transição democrática no Brasil.

O Brasil nas vozes de Cazuza e Renato Russo

Voltar para o início O Brasil nas vozes de Cazuza e Renato Russo

Programa

Tradução em Libras disponível. Faça sua solicitação no ato da inscrição, com no mínimo dois dias de antecedência da atividade.

As semelhanças nas biografias são muitas: nasceram no fim dos anos JK, cresceram sob o regime militar, ganharam projeção nos anos 80 com versos com sucesso popular e de crítica e faleceram precocemente, vítimas da Aids.

As obras de Cazuza e Renato Russo também compartilham traços em comum, como a atenção para questões sociais e políticas vividas por brasileiros de seu tempo.

A palestra expõe como suas leituras do Brasil em letras como "O tempo não para" e "Que país é este" e em suas declarações públicas deram voz não apenas a jovens e outras minorias, como muitos imaginam; eles captaram visões e expectativas populares em plena transição entre a ditadura e a democracia.

Seus repertórios, tão lembrados por abordarem o amor, identidade e outros temas íntimos, foram ricos em documentar percepções sobre questões públicas como o autoritarismo, patriotismo, ideologia, desigualdades e orientação sexual.

As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.

(Ilustração: Capa do Livro "Cazuza, Renato Russo e a transição democrática")

Palestrantes

Mario Luis Grangeia

Mario Luis Grangeia

Mestre e doutor em Sociologia pela UFRJ. Foi jornalista na revista Exame e em O Globo, é autor de "Brasil: Cazuza, Renato Russo e a transição democrática" (Civilização Brasileira, 2016).
(Foto: Lis Vilaça)

Data

09/11/2016 a 09/11/2016

Dias e Horários

Quarta, 19h às 21h

As inscrições podem ser feitas a partir de 26 de outubro, às 14h, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação ou nas Unidades do Sesc em São Paulo.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar
Bela Vista - São Paulo.

Valores

Grátis

Inscreva-se agora