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Atividade dentro do Cinema na Boca do Lixo

O cinema da Boca do Lixo: as relações de produção e trabalho

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Programa

O objetivo central desta atividade é debater sobre alguns apontamentos que nos informem sobre a relação entre o modo de produção cinematográfica do ciclo Boca do Lixo, em São Paulo, e as condições e relações de trabalho dos profissionais envolvidos nestas produções. O ciclo Boca do Lixo se desenvolve por volta das décadas de 1970 e 1980 e caracteriza-se por algumas especificidades em seu esquema de produção, a começar pela ausência de financiamento estatal e pela parceria estabelecida diretamente entre produtores e exibidores. Concentrados nas imediações da Rua do Triunfo, no bairro da Luz em São Paulo, produtores de cinema associam-se aos exibidores interessados no cumprimento da cota de tela estabelecida pelo Estado militar que impingiu, inclusive na produção cinematográfica, um regime autoritário.

Este é o cenário para a consolidação de uma indústria de cinema precária, porém eficiente no que tange à produtividade e rentabilidade. Neste ambiente as relações de trabalho assumem características igualmente precárias e instáveis. A divisão sexual do trabalho e as relações sociais de sexo também constituem um foco da análise. Poderemos ainda levantar algumas questões de análise do mercado de trabalho em cinema de uma forma mais ampla, com especial destaque para o cinema realizado fora dos grandes estúdios de padrão industrial e que não contam com grandes recursos materiais para a sua realização.

*Esta palestra  integra o ciclo de debates ¨O Cinema da Boca do Lixo¨, composto por encontros independentes que acontece em maio.



[Foto: Divulgação/ Paixão na Praia]

Palestrantes

Ricardo Normanha Ribeiro de Almeida

Ricardo Normanha Ribeiro de Almeida

Sociólogo e cientista político pelo IFCH-UNICAMP. Doutorando em Ciências Sociais pelo IFCH/UNICAMP.

Bibliografia

ABREU, Nuno César. Boca do Lixo: cinema e classes populares. São Paulo: Editora da Unicamp, 2006.

PUZZI, Nicole e SOLNIK, Alex. A verdade por trás das câmeras. Porto Alegre: L&PM,  1994.

HIRATA, Helena e ZARIFIAN, Philippe. Trabalho (conceito de). In: HIRATA, H., LABORIE, F., LE DOARÉ, H. e SENOTIER, D. (org.). Dicionário Crítico do Feminismo. São Paulo: Editora da Unesp, 2009.

KERGOAT, Danièle. Divisão Sexual do trabalho e relações sociais de sexo. In: HIRATA, H., LABORIE, F., LE DOARÉ, H. e SENOTIER, D. (org.). Dicionário Crítico do Feminismo. São Paulo: Editora da Unesp, 2009.

MENGER, Pierre-Michel. Retrato do artista enquanto trabalhador. Metamorfose do Capitalismo. Lisboa: Editora Roma, 2005.

SEGNINI, Liliana R. P. Relações de gênero nas profissões artísticas. In: COSTA, SORJ, BRUSCHINI, HIRATA (org.). Mercado de Trabalho e Gênero. Comparações Internacionais. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2008.

STERNHEIM, Alfredo. Cinema da Boca: Dicionário de Diretores. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo: Cultura – Fundação Padre Anchieta, 2005.

 

Filmes

O GALANTE Rei da Boca. Direção: Alessandro Gamo e Luís Rocha Melo. São Paulo: Inventarte Produções Artísticas, 2003. 50 min. Color. Documentário.

Data

15/05/2014 a 15/05/2014

Dias e Horários

Quinta, 19h30 às 21h30.

Local

Rua Pelotas, 141 - Vila Mariana
5º andar - Torre A
São Paulo/SP

Valores

R$ 6,00 - comerciários e dependentes
R$ 15,00 - usuários matriculados e dependentes, aposentado, pessoa com mais de 60 anos, pessoa com deficiência, estudante e professor da rede pública com comprovante
R$ 30,00 - inteira
 

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