Atividades

o ainda desconhecido maior cinema do mundo

O cinema de Bollywood

Voltar para o início O cinema de Bollywood

Programa

Tradução em Libras disponível. Faça sua solicitação no ato da inscrição, com no mínimo dois dias de antecedência da atividade.

 

O cinema indiano, apesar de contar com a maior produção fílmica do mundo, ainda é bastante desconhecido no Brasil e em outros países ocidentais. O ciclo tem como objetivo demonstrar as especificidades de Bollywood, o cinema popular indiano, e suas diferentes linguagens, formatos e narrativas, que são tão intrínsecas à cultura indiana. Também será feita uma reflexão sobre a dimensão da organização social da produção no contexto da produção fílmica. Procuraremos mostrar como algumas características do modo de produção influenciam o resultado final dos filmes e suas possibilidades de circulação.  

 

05/07 - As narrativas de Bollywood Com mais de cem anos de existência o cinema indiano é considerado um dos maiores cinemas mundiais da contemporaneidade, tanto por sua enorme produção de mais de mil títulos ao ano, como, também, por suas diferentes dinâmicas culturais.  Suas características divergem dos enormes cinemas eurocêntricos e, apesar de obter influências de Hollywood e dos cinemas independentes americanos e ingleses, o cinema indiano está inserido em padrões próprios de narrativa e linguagem. Esta palestra possui caráter introdutório das especificidades culturais e estilísticas dessa cinematografia ainda tão pouco conhecida no cenário brasileiro.   

 

Com Juily Manghirmalani, mestre em Imagem e Som pela UFSCAR. Integrante do Coletivo Lumika, que trabalha com a produção de obras audiovisuais com as temáticas de discussão de gênero e diversidade sexual.  

 

07/07 - Formas de organização social na produção de filmes: o caso Bollywood  

A aula tem como objetivo refletir sobre a dimensão da organização social da produção no contexto da produção fílmica, a partir de algumas observações sobre o caso de Bollywood. É praticamente consenso, nas diferentes linhas da sociologia da cultura, bem como entre diversos autores do campo de produção das artes e da comunicação, que a dimensão da organização social da produção impacta no resultado final do produto artístico, podendo influenciar até mesmo em sua dimensão estética/discursiva. Na aula, refletiremos, de maneira geral, sobre diferentes formas de organização da produção fílmica, a partir de algumas características como divisão do trabalho, custos de produção e tipos de públicos e circuitos; para, depois, observarmos sobre como o caso de Bollywood se organiza e quais são suas particularidades.
Com Maria Carolina Vasconcelos Oliveira.

 

As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.

 

Palestrantes

Maria Carolina Vasconcelos Oliveira

Maria Carolina Vasconcelos Oliveira

Realizadora cênica, professora e pesquisadora. É doutora em sociologia da cultura pela FFLCH/USP e pós-doutoranda do IA/Unesp. É pesquisadora associada ao Cebrap, integrando a Câmara de Pesquisadores desde 2015 e tendo coordenado o Projeto Fortalecendo Redes Culturais, financiado pelo FIDC da UNESCO.
(Foto: Fernando Sciarra)

Juily Manghirmalani

Juily Manghirmalani

Mestre em Imagem e Som pela UFSCAR. Integrante do Coletivo Lumika, que trabalha com a produção de obras audiovisuais com as temáticas de discussão de gênero e diversidade sexual.

Data

05/07/2016 a 07/07/2016

Dias e Horários

Terça e quinta, das 19h30 às 21h30.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar
Bela Vista - São Paulo.

Valores

R$ 15,00 - credencial plena: trabalhador do comércio de bens, serviços e turismo matriculado no Sesc e dependentes
R$ 25,00 - pessoa com mais de 60 anos, pessoa com deficiência, estudante e professor da rede pública com comprovante
R$ 50,00 - inteira