O Cinema Social na Argentina e no Brasil: Abordagens, Repressão e Legado
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Curso panorâmico sobre as principais manifestações cinematográficas de temática social na Argentina e Brasil, partindo da década de 1950 (com os trabalhos seminais de Fernando Birri e Nelson Pereira dos Santos) e chegando ao início dos anos 2000 (com a consolidação de formas de fomento às atividades audiovisuais, promovidos pela Ancine e pelo INCAA).
Serão discutidos diversos modelos de representação: no Brasil, a gênese do Cinema Novo, o controverso período Embrafilme e a "retomada"; na Argentina, a emergência do Nuevo Cine Argentino, os duros anos de repressão às manifestações artísticas, o período "Alfoncine", no qual o cinema voltava a obter prestígio internacional depois da ditadura (1976-1983), e as mudanças ocorridas durante e após do governo de Carlos Menem.
Por meio de debates com o público e exibições de trechos de filmes representativos, o curso propõe uma aproximação entre estas duas cinematografias, destacando seus pontos de contato e também suas diferenças.
As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.
Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, audiodescrição, entre outros, solicite por e-mail ou telefone, com até 48 horas de antecedência do início da atividade. centrodepesquisaeformacao@sescsp.org.br / 11 3254-5600
(Foto: Divulgação)
Palestrantes
Vanderlei Henrique Mastropaulo
Pesquisador de cinema, geógrafo pela FFLCH-USP e mestre em Comunicação e Cultura pelo PROLAM-USP.
(Foto: Erica Ivamoto)
Data
15/04/2019 a 06/05/2019
Dias e Horários
Segundas, 14h às 17h.
As inscrições podem ser feitas a partir de 26 de Março, às 14h, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação ou nas Unidades do Sesc em São Paulo.