Atividades

Debate sobre as trajetórias de vida de dois importantes pensadores assassinados pelos nazistas<br />

O legado de Janusz Korczak e Edith Stein

Voltar para o início O legado de Janusz Korczak e Edith Stein

Programa

O livro “Em busca da verdade em tempos sombrios”, publicado pela Humanitas, trata da filósofa judia-católica Edith Stein a partir de uma perspectiva histórica e psicanalítica, enquanto a segunda obra, intitulada Vozes de paz em tempos de guerra, analisa as ideias inovadoras  educacionais do médico e pedagogo  Janusz Korczak e sua relação com o judaísmo, o sionismo e os direitos da criança.


De autoria da psicanalista Ilana Waingort Novinsky, Em busca da verdade em tempos sombrios: Edith Stein é um estudo interdisciplinar sobre Edith Stein (1891-1942), filósofa alemã que nos legou importantes contribuições para a fenomenologia, a pedagogia, os estudos sobre a mulher, a política, a psicologia, a teologia e a mística. Foi uma personagem emblemática de seu tempo: de origem judia, converteu-se ao catolicismo e tornou-se monja carmelita na Alemanha de Hitler. Presa pelos nazistas por ser judia, morreu na câmera de gás, em Auschwitz-Birkenau em 1942. O papa João Paulo II a santificou em 1998 como Santa Teresa Benedita da Cruz, e a fez co-patrona da Europa. Neste livro a autora nos apresenta a pessoa de Edith Stein, sua trajetória original e suas contribuições para a clínica psicanalítica e para a compreensão de diversos aspectos do mundo contemporâneo.


A segunda publicação, da mesma editora, Vozes de paz em tempos de guerra, trata da trajetória de Janusz Korczak. Judeu polonês, Janusz foi diretor de dois orfanatos em Varsóvia, um para crianças judias e outro para crianças cristãs, tendo se consagrado como um grande educador que defendeu os direitos das crianças. O presente trabalho teve por finalidade apresentar uma face de sua vida que demonstra a ligação com as ideias sionistas e consequentemente com a Terra de Israel. Seu desejo de viver na Terra de Israel não se realizou e sua vida terminou no campo de extermínio de Treblinka ao lado das duzentas crianças e dos educadores como Stefa Wilczynska entre outros. 

As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do inicio da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.

Palestrantes

Maria Luiza Tucci

Maria Luiza Tucci

Historiadora e professora Livre Docente do Departamento de História  da USP. Coordenadora do LEER-Laboratório de Estudos sobre Etnicidade, Racismo e Discriminação. Autora de livros, dentre outros: “Cidadão do Mundo. O Brasil diante do Holocausto e dos refugiados do nazifascismo” (Perspectiva, L'Harmattan e Lit Verlag); e “Diez Mitos sobre los Judios” (Cátedra; Ateliê Editorial).
(Foto: Acervo Pessoal)

Sarita Mucinic Sarue

Sarita Mucinic Sarue

Mestre em Língua Hebraica, Literatura e Cultura Judaica pela FFLCH/USP e pesquisadora do LEER/USP.

Ilana Novinsky

Ilana Novinsky

Psicanalista e doutora em História Social pela USP.

Data

27/10/2015 a 27/10/2015

Dias e Horários

Terça, 19h30 às 21h30.

Local

Valores

Grátis

Inscreva-se agora