Atividades

Bate-papo e lançamento de livro sobre intelectuais africanos

O pensamento africano no século XX

Voltar para o início O pensamento africano no século XX

Programa

Condições especiais de atendimento, como tradução em libras, devem ser informadas por email ou telefone, com até 48 horas de antecedência do início da atividade.
centrodepesquisaeformacao@sescsp.org.br / 11 3254-5600


Ao longo dos séculos XIX-XX, durante os períodos da colonização européia, descolonização e reorganização das sociedades africanas, diversos intelectuais nascidos na África apropriaram-se de um vasto conjunto de referenciais teóricos, conceituais e metodológicos, empregando-os para expressar a posição de seus coetâneos em relação ao mundo. O livro apresenta-nos uma introdução aos debates desenvolvidos por intelectuais consagrados na luta pela autodeterminação dos povos africanos, no combate ao etnocentrismo e ao racismo, na proposição de alternativas para a justiça social e a democracia em seus respectivos países.
Os assuntos tratados dizem respeito aos problemas comuns que afetaram os africanos durante o período colonial (que deram origem aos ideários do pan-africanismo e da negritude), durante o período da descolonização (com alternativas revolucionárias para a libertação nacional e a reorganização social, econômica, política e cultural) e durante o período pós-colonial (quando o problema passou a ser a gestão interna dos recursos disponíveis, a superação do legado colonial e a distribuição do poder político-econômico).

As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.

Palestrantes

José Rivair Macedo

José Rivair Macedo

Doutor em História Social pela FFLCH-USP. Docente no Departamento de História da UFRGS.
(Foto: Acervo Pessoal).

Muryatan Barbosa

Muryatan Barbosa

Pós-Doutor em História da África (2014-2016), todos pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo (USP). Foi pesquisador visitante na Universidade de Harvard (2010) É autor dos livros Guerreiro Ramos e o personalismo negro (Paco, 2015) e A razão africana: breve história do pensamento africano contemporâneo (Todavia, 2020). Ganhador do Prêmio Jabuti em Ciências Sociais (2021), por A razão africana (2020).
(Foto: Acervo Pessoal)

Data

26/04/2017 a 26/04/2017

Dias e Horários

Quarta, 19h às 21h30

As inscrições podem ser feitas a partir de 23 de março às 14h, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação ou nas Unidades do Sesc em São Paulo.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar
Bela Vista - São Paulo.

Valores

Grátis

Inscreva-se agora