Atividades

A pedra fundamental da crítica de arte no Brasil

O pensamento de Mário Pedrosa

Voltar para o início O pensamento de Mário Pedrosa

Programa

Tradução em Libras disponível. Faça sua solicitação no ato da inscrição, com no mínimo dois dias de antecedência da atividade.

Considerado por muitos a pedra fundamental da crítica de arte no Brasil, Mário Pedrosa dedicou-se a pensar a arte de forma vigorosa em toda a pluralidade de temas que emergem do campo artístico, deixou um legado de estudos importante, que vem sendo explorado e interpretado sistematicamente, instigando reflexões e debates que continuam a ser elaborados no século XXI.

Ao pensar as relações entre arte e política, ressaltando a importância do engajamento militante e crítico, jogou luz sobre as contradições e paradoxos que envolvem a produção artística e a liberdade do artista. Em seus oitenta e um anos, Pedrosa atravessou quase todo o século XX, mas seu pensamento, sua produção crítica e sua participação em muitos movimentos artísticos, reverberam na atualidade.

Neste encontro pretende-se discutir sobre a multiplicidade de suas contribuições e sua presença fulcral na cena contemporânea. Este encontro compõe o Festival de Aprender - FestA!, uma ação integrada do Sesc SP para o desenvolvimento artístico - cursos, oficinas, bate-papos, aulas abertas, vivências e demonstrações - em artes visuais e tecnologias.

Com: Francisco Alambert e Lorenzo Mammí.
Mediação: Alcimar Frazão.

As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.

(Foto: Regine Debatty CC BY SA 2.0)

Palestrantes

Francisco Alambert

Francisco Alambert

Doutor em História pela USP, onde leciona História Social da Arte e História Contemporânea. Historiador e crítico de arte. É autor de vários livros, incluindo A Semana de 22: a aventura modernista no Brasil (1992), As bienais de São Paulo da era do Museu à era dos curadores (1951-2001).
(Foto: Acervo pessoal)

Alcimar Frazão

Alcimar Frazão

Quadrinista e ilustrador. É autor da novela gráfica "O Diabo & Eu" (2016) publicada no Brasil, Espanha e Portugal. Atua como programador de artes visuais no Sesc Pompeia.
(Foto: Acervo Pessoal)

Data

10/03/2017 a 10/03/2017

Dias e Horários

Sexta, 19h às 21h30

Inscrições a partir do dia 06/03, às 14h.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar
Bela Vista - São Paulo.

Valores

Grátis