Atividades

Visão estratégica e capacidade para organizar as ações culturais.

O planejamento na gestão cultural

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Programa

O objetivo do curso é apresentar e propiciar reflexão critica sobre abordagens metodológicas e práticas de planejamento aplicáveis à gestão cultural, considerando o contexto diversificado em que se inserem as políticas públicas, as estratégias das organizações culturais e a produção cultural em seus vários níveis. Considera-se que os múltiplos aspectos que demandam a prática do planejamento na gestão cultural exigem uma visão ampla das possibilidades metodológicas. Nesse sentido, não se pretende apresentar um passo-a-passo aplicável em qualquer situação, mas sim auxiliar os participantes a construírem soluções de planejamento para suas demandas específicas. 

A demanda por capacitação em planejamento por parte de gestores e produtores culturais vem crescendo, por conta da maior complexidade do ambiente das políticas e da produção cultural, que exige maior visão estratégica e capacidade para organizar as ações em termos mais abrangentes. Do ponto de vista da sustentabilidade das organizações e iniciativas culturais, torna-se importante superar uma visão imediatista, baseada na frenética elaboração e realização de projetos em função de oportunidades e demandas conjunturais. Mas sem uma estratégia mais abrangente, que assegure o sucesso no longo prazo. 

O curso combinará a leitura prévia e a discussão em sala de materiais selecionados, a apresentação de abordagens metodológicas, práticas, ferramentas e casos de planejamento e a realização de exercícios com base em situações reais, preferencialmente de organizações às quais os participantes sejam vinculados.

Dirigido a gestores e produtores culturais que atuam em organizações públicas ou instituições privadas, empresas de produção cultural ou bem como representantes de entidades da sociedade civil com atuação área da cultura.

Programa preliminar:

1 – Planejamento e estratégia: conceitos básicos

2 – Planejamento em contextos complexos: a visão situacional do planejamento

3 – Do plano à implementação, e ao monitoramento

4 - O planejamento, da política cultural à produção cultural

5 – A estruturação do planejamento: práticas e ferramentas comumente utilizadas

6 – Mapas estratégicos e balanced scorecard no planejamento cultural

7 – Exercício / debate final

(Foto: Dafne Cholet CC BY 2.0)


Inscrições a partir do dia 26/01, às 14h.

Palestrantes

José Carlos Vaz

José Carlos Vaz

Professor do curso de gestão de políticas públicas e pesquisador do Observatório Interdisciplinar de Políticas Públicas da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (USP Leste). Pesquisa temas ligados à relação entre tecnologia, democracia, cidades, governos e políticas públicas. Foi pesquisador e coordenador-geral do Instituto Pólis.
(Foto: Acervo pessoal)

Bibliografia

Matus, C. O plano como aposta. In: São Paulo em Perspectiva, 5(4), out-dez/1991. Disponível em http://produtos.seade.gov.br/produtos/spp/v05n04/v05n04_07.pdf

Mintzberg, H et al. Safári de Estratégia. Porto Alegre: Bookman, 2000.

Faria, H. e Nascimento, M.E. (orgs). Desenvolvimento Cultural e Planos de Governo. Revista Pólis, n. 36, 2000.

Kaplan, P. e NORTON, R. Balanced Scorecard: a estratégia em ação. S. Paulo, Campus, 1996. 

Vaz, J.C. . O monitoramento do planejamento governamental em ambientes complexos: decisões e requisitos. In: ROCHA, Marcia C. G.. (Org.). Reflexões para Ibero-América: Planejamento Estratégico. Brasilia: ENAP, 2009, v. 1, p. 37-44. Disponivel em http://www.enap.gov.br/files/Caderno_EIAPP_Planejamento_Estrategico.pdf

Data

24/02/2015 a 05/03/2015

Dias e Horários

Terças e quintas, 19h às 21h30.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 
4º andar do prédio da FecomércioSP
Bela Vista - São Paulo/SP

Valores

R$ 18,00 - credencial plena: trabalhador do comércio de bens, serviços e turismo matriculado no Sesc e dependentes
R$ 30,00 - pessoa com mais de 60 anos, pessoa com deficiência, estudante e professor da rede pública com comprovante
R$ 60,00 - inteira