Atividades

O debate educacional na voz dos professores da Rede Pública

O que pensam os Professores Brasileiros

Voltar para o início O que pensam os Professores Brasileiros

Programa

Os professores são a favor de avaliações externas e as consideram importantes para a melhoria da educação? Eles acham importante a adoção de orientações curriculares? E essas orientações influenciam seu cotidiano? As respostas desses profissionais para essas e outras perguntas são de extrema importância, pois influenciam diretamente nas decisões tomadas nas esferas políticas e administrativas, e porque são eles que estão no dia-a-dia com os alunos. Pensando nesse tema a Fundação Lemann, em parceria com o Ibope Inteligência e o Instituto Paulo Montenegro, conduziu uma pesquisa, intitulada Conselho de Classe - A visão dos professores sobre a educação no Brasil, que teve como intenção dar voz aos professores da Rede Pública atuantes no Ensino Fundamental (I e II), e entender suas percepções acerca das condições de trabalhos e de temas relacionados às políticas públicas educacionais.  Neste encontro são apresentados os principais pontos da pesquisa, que entrevistou mil professores de diferentes regiões do país.


 


Comentador: Umberto de Andrade Pinto.

As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do inicio da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.

Palestrantes

Ernesto Martins Faria

Ernesto Martins Faria

Mestrando em Gestão e Políticas Públicas na FGV-SP. Fundou o portal Estudando Educação e coordenou de 2012 a 2015 o desenvolvimento do portal QEdu. Foi coordenador de conteúdo técnico no Todos Pela Educação. É  Coordenador Especialista na Fundação Lemann.

Umberto de Andrade Pinto

Umberto de Andrade Pinto

Doutor em Educação pela USP, onde participa do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Formação do Educador. É professor do Departamento de Educação da UNIFESP, É autor de "Pedagogia Escolar: coordenação pedagógica e gestão educacional" (Cortez Editora). 

Bibliografia

GATTI, B.A.; BARRETO, E.S.S. Professores: aspectos de sua profissionalização, formação e valorização social. Brasília, DF: UNESCO, 2009. (Relatório de pesquisa).


_____. Resolução CNE/CP n.º 1, de 15 de maio de 2006. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia, licenciatura. Brasília: MEC/CNE, 2006. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rcp01_06.pdf.


 

Data

14/10/2015 a 14/10/2015

Dias e Horários

Quarta, das 19h30 às 21h30.

Local

Valores

Grátis

Inscreva-se agora